A relação de «amizade» entre os adeptos do FC Porto e da Lazio tem preocupado as autoridades italianas, que se preparam para implementar um forte dispositivo de segurança no playoff da UEFA Europa League entre os dragões e a Roma.
Esta ligação entre as duas claques não é recente. Já em 2019, durante o confronto entre a Roma e o FC Porto na Liga dos Campeões, foram avistados cachecóis da Lazio no setor azul e branco, assim como uma bandeira com a inscrição «Forza Lazio». Mais tarde, em 2022, quando as duas equipas se defrontaram em Portugal, a curva dos dragões exibiu uma faixa com a mensagem «Bem-vindos, amigos da Lazio».
Agora, com o FC Porto a deslocar-se até Roma para o jogo da primeira mão do playoff, a polícia italiana teme possíveis incidentes e está a preparar-se para seguir um protocolo semelhante ao aplicado no Porto, com patrulhas, equipas de intervenção rápida e brigadas de investigação criminal. As autoridades também vão manter uma vigilância sobre possíveis comunicações entre os grupos de adeptos através de plataformas como o Telegram e o WhatsApp.
O jogo entre a Roma e o FC Porto é classificado pelas autoridades portuguesas como sendo de «alto risco», com medidas de segurança reforçadas a serem implementadas. Agora, as autoridades italianas também se preparam para garantir um forte dispositivo de segurança, a fim de evitar qualquer tipo de distúrbios antes, durante e após a partida.