O futebol português e internacional está de luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, o histórico presidente do FC Porto que faleceu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro. Pinto da Costa estabeleceu-se como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, liderando o clube 'azul e branco' durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, entre 1982 e 2024.
Sob a sua presidência, o FC Porto conquistou 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, dos quais 7 internacionais. Pinto da Costa transformou o clube do Porto em um gigante do futebol mundial, elevando-o de um nível regional para o plano global.
As homenagens a Pinto da Costa
Polémicas à parte, é impossível não reconhecer o seu forte legado, afirmou o candidato presidencial Luís Marques Mendes, destacando Pinto da Costa como o presidente mais titulado do mundo e o líder de um clube que passou do nível regional para o plano global.
Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista e da Liga, recordou a sua amizade com Pinto da Costa, com quem sempre se respeitaram, apesar de terem liderado clubes rivais. Sempre nos demos bem. Houve transferências de jogadores, sempre com respeito. Depois eu fui presidente da Liga e o Pinto da Costa foi sempre meu apoiante. Fui presidente da Liga durante 14 anos porque o Jorge sempre me apoiou. Nunca me esqueci disso, afirmou, emocionado.
O luto do FC Porto
O FC Porto B dedicou a vitória sobre o Penafiel a Pinto da Costa, com o capitão André Oliveira a dizer que nunca será suficiente para honrar a grandeza que ele proporcionou ao FC Porto. Já o treinador João Brandão lamentou que o céu hoje está ainda mais azul com a partida do presidente dos presidentes.
Cristiano Ronaldo, internacional português e antigo jogador do FC Porto, também deixou uma mensagem de pesar, afirmando que os seus sentimentos [vão] à família e a toda a nação portista. Descanse em paz.
As cerimónias fúnebres
O funeral de Pinto da Costa realizar-se-á na segunda-feira, pelas 11h00, na Igreja das Antas, no Porto, após um velório que começará ainda hoje, a partir das 18h00. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para esse dia, em homenagem ao histórico dirigente 'azul e branco'.