A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) informou que a Assembleia Geral (AG) extraordinária, inicialmente marcada para segunda-feira, foi antecipada para esta sexta-feira, às 14:00, na sede do organismo, no Porto. Seguir-se-á a Cimeira de dirigentes dos clubes, pelas 15:45.
A alteração de data deveu-se ao funeral do antigo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, após o velório a iniciar-se ainda hoje, a partir das 18:00, na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira, em homenagem ao histórico dirigente.
Despedida de Pedro Proença da LPFP
A AG extraordinária desta sexta-feira deverá marcar a despedida de Pedro Proença do cargo de presidente da LPFP, que ocupa desde 2015. Proença foi eleito na sexta-feira para a liderança da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no quadriénio 2024-2028, com 62 votos entre os 84 delegados que votaram na AG eleitoral da FPF, contra 21 de Nuno Lobo.
«A cerimónia de posse também já foi adiada, de terça-feira para 24 de fevereiro», revelou a fonte da Liga à Lusa. Inicialmente, a AG da LPFP estava marcada para segunda-feira, algumas horas após o funeral de Pinto da Costa, mas o organismo decidiu alterar a data da reunião magna para o final da semana.
Homenagem a Pinto da Costa
O ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, que se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro. Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.
«A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira, em homenagem ao histórico dirigente», informou a fonte da Liga.