O mundo do futebol português está de luto pela perda de uma das suas maiores figuras. Jorge Nuno Pinto da Costa, que presidiu o FC Porto durante mais de quatro décadas, faleceu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.
"Hoje o céu ganha uma estrela azul. A maior de todas", escreveu Nuno Pinto da Costa, neto do antigo presidente, numa sentida mensagem de despedida nas redes sociais. De facto, a partida de Pinto da Costa deixa um vazio imenso no clube e no futebol nacional, depois de ter sido o principal responsável pela transformação do FC Porto numa potência a nível nacional e internacional.
O legado de Pinto da Costa
"Pinto da Costa não foi apenas um presidente, foi uma lenda viva, um líder que mudou a história do futebol português e elevou o nome do FC Porto ao topo do mundo", destacou Ricardo Quaresma, antigo extremo dos dragões. O internacional português vincou que, com Pinto da Costa, "o clube tornou-se sinónimo de ambição, conquista e glória".
Madjer, um dos ícones da equipa portista, também reagiu com enorme tristeza à notícia. "Um homem que me deu uma grande oportunidade de jogar num clube da dimensão do FC Porto e que me permitiu conquistar imensos títulos. Deixou-nos, mas ficará sempre nos nossos corações", afirmou o antigo craque argelino.
Uma referência no departamento médico
Domingos Gomes, antigo médico do FC Porto, recordou Pinto da Costa como alguém "gerador de confiança", lamentando a perda de "uma pessoa certa que tomava sempre a decisão certa à hora certa". O profissional de saúde destacou ainda o papel fundamental do histórico presidente na evolução do departamento médico do clube, que se tornou uma referência a nível nacional e europeu.
O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, após o velório que terá início durante a tarde deste domingo, a partir das 18h00, na Igreja das Antas. A partida do líder que transformou o FC Porto numa das maiores potências do futebol português deixa um legado indelével, que será eternamente recordado por todos os adeptos e amantes do clube.