Este domingo, o Dínamo Zagreb, da Croácia, oficializou a contratação do jovem internacional português Cardoso Varela, de apenas 16 anos. O talentoso extremo estava envolvido numa polémica pelos trâmites da sua saída do FC Porto.
«Cardoso Varela é o novo jogador do Dinamo! O talentoso jovem internacional português é oficialmente parte da nossa equipa e continuará a treinar na nossa academia», escreveu o clube croata nas redes sociais.
O jovem jogador português tem estado no centro de uma controvérsia nos últimos meses, depois de ter forçado a sua saída do FC Porto. A FIFA acabou por decidir não inscrever o jogador, considerando suspeitas algumas das circunstâncias que rodearam a sua transferência.
O organismo que tutela o futebol mundial aponta como suspeitos o facto de o pai do atleta se ter mudado repentinamente para a Croácia para trabalhar - sendo que este não era próximo do filho desde 2021 -, bem como o facto de um jovem promissor como Cardoso Varela se ter transferido para um modesto clube amador da 3ª divisão croata. A FIFA considera que este seria um «clube ponte», utilizado por indivíduos para tentar ganhar financeiramente com a carreira de jovens jogadores.
Recorde-se que Cardoso Varela participou no último Campeonato da Europa de Sub-17, onde se destacou, mas depois não compareceu às reuniões agendadas pelo FC Porto para a renovação do seu contrato, deixando o clube no desconhecimento do seu paradeiro.