O jogo em Faro, agendado para as 18:00, está marcado pela morte, na noite de sábado, de Pinto da Costa, o «presidente dos presidentes» do FC Porto. O clube de Dragão de Luto visita o Farense, atual 17º e penúltimo classificado da Liga, com apenas 15 pontos.
Apesar da importância do encontro, o destaque vai para o empate do líder e campeão Sporting, na receção ao Arouca (2-2). Esse resultado permite ao FC Porto, em caso de vitória, encurtar a distância para o primeiro lugar para apenas seis pontos, além de manter a diferença para o segundo, o Benfica, que venceu o Santa Clara (1-0) e tem mais sete pontos que os 'azuis e brancos'.
Sem vencer há cinco jornadas, a equipa do Farense, agora orientada por Martín Anselmi, vem de um empate a uma bola no play-off da Liga Europa, em casa com a Roma, e antes de visitar a capital italiana desloca-se ao reduto do penúltimo classificado.
A fechar o dia, pelas 20:30, disputa-se o dérbi do Minho, com o Vitória de Guimarães, atualmente no oitavo lugar com 31 pontos, a defrontar o Sporting de Braga, quarto com os mesmos 43 do FC Porto. Os 'vimaranenses' podem chegar aos 33 pontos e ao sexto lugar, do Casa Pia, enquanto a formação orientada por Carlos Carvalhal jogará depois dos portistas, podendo ainda solidificar o quarto lugar após a derrota do Santa Clara.