A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos, deixou uma marca profunda no FC Porto e no futebol português. O ex-presidente, que comandou o clube durante 42 anos, foi recordado com emoção por antigos líderes dos dragões.
Homenagens de antigos líderes
Vítor Bruno, que foi treinador adjunto do FC Porto entre 2017 e 2024, utilizou as redes sociais para prestar uma sentida homenagem a Pinto da Costa. «O Presidente foi e será sempre das pessoas mais importantes e uma inspiração para todos aqueles que amam, sentem e vivem o clube», começou por escrever no Instagram. Bruno recordou os seus tempos como técnico dos dragões, afirmando que Pinto da Costa lhe «possibilitou construir memórias únicas vestido de azul e branco, das mais belas memórias que tenho na vida».
Também Jorge Costa, atual diretor para o futebol do FC Porto e antigo capitão da equipa, lamentou a partida do histórico dirigente. «Eternamente na nossa história», escreveu Jorge Costa na rede social Instagram. O antigo defesa central, que marcou uma era na história do clube, esteve ao lado de André Villas-Boas na campanha bem sucedida para 'destronar' Pinto da Costa da presidência, em 2024, após 42 anos de liderança.
Morte e funeral
Pinto da Costa, que tinha sido diagnosticado com cancro da próstata em 2021, morreu no sábado, aos 87 anos. O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, após o velório, que vai iniciar-se durante a tarde de hoje, a partir das 18:00, na Igreja das Antas.