Luto no futebol português pela morte de Pinto da Costa, figura incontornável do FC Porto
O futebol português está de luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, aos 87 anos. O histórico dirigente, que comandou o clube durante 42 anos, faleceu na sequência de um cancro na próstata, diagnosticado em 2021.
Pinto da Costa estabeleceu-se como o presidente mais titulado e antigo do futebol mundial, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, dos quais sete internacionais. Empossado pela primeira vez em 1982, Pinto da Costa exerceu funções durante 15 mandatos consecutivos, tornando-se uma figura incontornável no futebol português.
Homenagens e despedida de adeptos
A notícia da sua morte causou uma onda de emoção e homenagens por todo o país. Francisco Conceição, ex-jogador do FC Porto e filho do treinador Sérgio Conceição, definiu Pinto da Costa como «eterno», agradecendo-lhe por tudo o que fez pelo clube. «Sr Presidente, obrigado por tudo. Estará para sempre no meu coração! Eterno!», escreveu o extremo da Juventus numa história no Instagram.
Também Vítor Bruno, antigo treinador-adjunto de Sérgio Conceição, prestou uma sentida homenagem ao falecido dirigente. «Digo com todas as letras e em alta voz: Obrigado Presidente!», afirmou, recordando os sete anos em que trabalhou lado a lado com Pinto da Costa. «O Presidente foi e será sempre das pessoas mais importantes e uma inspiração para todos aqueles que amam, sentem e vivem o Clube», acrescentou.
Centenas de adeptos do FC Porto juntaram-se este domingo nas imediações do Estádio do Dragão para prestar a sua última despedida ao histórico presidente, colocando uma enorme tarja e acendendo tochas em sua memória.