O futebol português perdeu uma das suas maiores figuras com o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos. Presidente do FC Porto durante 42 anos, entre 1982 e 2024, Pinto da Costa construiu um legado ímpar, tornando-se no dirigente mais titulado do mundo.
Sob a sua liderança, o FC Porto conquistou 2585 troféus em 21 modalidades, sendo 68 deles no futebol. Os dragões venceram 23 campeonatos nacionais, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. A nível internacional, o clube conquistou a Taça dos Campeões Europeus (1987-88), duas Taças Intercontinentais (1987 e 2004), uma Supertaça Europeia (1987), uma Taça UEFA (2002/03), uma Liga dos Campeões (2003/04) e uma Liga Europa (2010/11).
Uma Personalidade Marcante
Pinto da Costa foi uma figura incontornável do futebol português, tendo também presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996. Personalidade marcante, com um estilo próprio que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências, o dirigente deixou uma marca indelével no clube e no desporto nacional.
O Futebol Português viu partir hoje um dirigente histórico, que durante 42 anos liderou e dedicou a sua vida ao FC Porto, construindo um palmarés único a nível nacional e internacional. Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, lamentou Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.
Reconhecimento Nacional
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou Pinto da Costa como uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou os sucessos consecutivos e a personalidade, determinação e um estilo muito próprio do dirigente.
Jogadores como Otávio, que passou pelo FC Porto, também se despediram do histórico presidente, agradecendo-lhe pelo que fez pelo clube. Senhor Presidente. Presidente mais titulado do mundo, obrigado por tudo que fizeste por mim e pelo nosso FC Porto, serei eternamente grato. Descanse em paz, escreveu o médio do Al Nassr.
Uma Figura Incontornável
A morte de Pinto da Costa gerou uma onda de pesar no futebol português e internacional. Clubes como Benfica, Braga, Boavista e Leixões, entre outros, endereçaram as suas condolências à família e ao FC Porto. Uma figura incontornável do desporto nacional que deixa um legado indelével.