O ciclista português Iúri Leitão conquistou o título europeu de scratch esta sexta-feira, nos Campeonatos de ciclismo de pista que decorrem em Heusden-Zolder, na Bélgica. Esta é a segunda medalha de ouro de Leitão nestes Europeus, depois de ter vencido a corrida por pontos cerca de 24 horas antes.
No scratch, Leitão superiorizou-se ao neerlandês Vincent Hoppezak, que ficou em segundo lugar, e ao britânico William Tidball, terceiro classificado. Aos 24 anos, Iúri Leitão chegou assim ao seu quarto título europeu de scratch, prova que já tinha vencido em 2020, 2022 e 2024.
Campeão olímpico de madison em Paris2024, ao lado de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, Leitão continua a afirmar-se como uma das grandes referências do ciclismo de pista a nível europeu, sublinha o texto.
Esta é a quinta medalha conquistada por Portugal nos Europeus que decorrem na Bélgica. Para além das duas medalhas de ouro de Iúri Leitão, Rui Oliveira garantiu a prata na eliminação e Maria Martins o bronze no scratch. Ivo Oliveira também tem assegurado um lugar no pódio, ao disputar ainda hoje a final de perseguição individual.