O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou esta quinta-feira o mapa de castigos referente à 22ª jornada da Liga, com destaque para o jogo entre o FC Porto e o Sporting, disputado na passada sexta-feira no Estádio do Dragão.
Para além do castigo aplicado a Ousmane Diomande, que foi expulso por agressão a Fábio Vieira nos descontos, o CD aplicou também uma pesada multa de 5.100 euros aos cofres do FC Porto devido ao comportamento do speaker da equipa.
De acordo com o comunicado do CD, «ao minuto 91, o agente desportivo da equipa visitada o FC Porto - Futebol SAD, o Sr. Henrique Mano com a licença 20172, exercendo as funções de Speaker, para as quais se encontra habilitado, recorreu ao sistema sonoro do estádio, entoando o seguinte cântico 'Porto, Porto, Porto' e 'Vamos la Dragões até ao fim'».
Recorde-se que, durante um jogo, o speaker apenas está autorizado a anunciar informações como substituições, números de assistência, tempo de compensação ou avisos ao público. O apoio manifestado à equipa de Martín Anselmi, quando o marcador ainda assinalava 0-1 a favor do Sporting, conduziu assim a esta coima com um valor considerável.