Uma estreia histórica
A 15 de janeiro de 2023, Rodrigo Mora fez história ao tornar-se o jogador mais jovem a estrear-se nas competições profissionais do futebol português. Nesse dia, o então médio-ofensivo de apenas 15 anos entrou como suplente utilizado no empate do FC Porto B frente ao Tondela, na Liga 2. Dois anos depois, a realidade é bem distinta: Mora é hoje um titular incontestável da equipa principal dos dragões e já tem até a Seleção Nacional no horizonte.
Depois daquela estreia, o jovem talento continuou a trilhar o seu caminho no seio do universo portista. Na época 2023/2024, afirmou-se em definitivo na equipa B, contabilizando 28 jogos (4 golos e 2 assistências), sendo que o primeiro tento que apontou o tornou no mais novo de sempre a marcar na Liga 2.
A ascensão ao topo
Essa marca histórica aconteceu a 11 de novembro de 2023, durante uma partida entre o FC Porto B e o Penafiel, com Mora a faturar aos 88 minutos e a permitir aos azuis e brancos chegar ao empate (3-2). Passo a passo, o criativo reforçou a sua curva ascendente no seio do universo portista e, por consequência, do futebol português, e mesmo depois de ter começado a presente temporada na equipa B, rapidamente saltou para a equipa principal para ser aposta de Vítor Bruno.
E uma vez chegado à elite azul e branca... não mais de lá saiu. Ao ponto de levar já 14 jogos (3 golos e 3 assistências) pelo FC Porto, sendo, hoje por hoje, um titular incontestável dos dragões. O primeiro tento alcançado pelo camisola 86 na equipa principal foi a 28 de outubro de 2024, na goleada imposta pelo FC Porto no reduto do Aves SAD (5-0). A veia goleadora do internacional sub-21 português - hoje com 17 anos e já com a Seleção A no horizonte, como anunciou recentemente Roberto Martínez - acentuou-se e Rodrigo Mora voltou a fazer o gosto ao pé na 15.ª e 16.ª jornadas, diante de Moreirense (3-0) e Boavista (4-0), jogos em que, de resto, também fez dois passes certeiros.