Na 16.ª jornada da Liga Bwin, o médio espanhol do FC Porto, Nico González, destacou-se como o jogador mais valioso da ronda, segundo a classificação do jornal A Bola. O internacional sub-21, que hoje completa 23 anos, foi a figura de proa na vitória dos dragões sobre o Boavista, no dérbi portuense.
Nico González esteve envolvido em três dos quatro golos da equipa de Sérgio Conceição, confirmando o seu estatuto de peça fundamental no meio-campo portista.
Nico González decisivo no dérbi
O médio espanhol «iniciou a jogada do primeiro golo, sofreu a falta que originou o livre do segundo e fez a assistência para o terceiro tento dos dragões», destacou o jornal A Bola. Nascido na Corunha, Nico chegou à La Masia aos 11 anos e, após percorrer todos os escalões do Barcelona, estreou-se pela equipa principal em 2021/22 (27 jogos/2 golos).
«No verão de 2023, o médio assinou pelo FC Porto por 8,5 milhões de euros», recorda o jornal. Apesar de uma época de estreia algo aquém das expectativas (25 jogos na Liga, 2 golos e uma assistência), a sua visão de jogo, técnica e chegada à área têm sido determinantes esta temporada. Titular em todas as 16 jornadas, Nico González já pulverizou os seus registos anteriores, com cinco golos e 13 assistências.
Outros destaques da ronda
Para além de Nico González, houve outros jogadores em destaque na 16.ª jornada da Liga Bwin. Nuno Moreira e Telasco Segovia, ambos do Casa Pia, marcaram e iniciaram a jogada de golo no triunfo da sua equipa em Braga. Clayton, do Rio Ave, apontou um bis que manteve a invencibilidade caseira do seu clube em 2024.
Geny Catamo voltou a decidir um dérbi, desta vez em Alvalade, enquanto Hélder Costa foi importante no empate do Estoril, marcando e conquistando um penálti. Rodrigo Mora também se destacou no Dragão, com uma assistência e um golo.
Viktor Gyokeres mantém-se no topo
Apesar da seca de golos nos últimos tempos, Viktor Gyokeres «foi determinante no triunfo do Sporting no dérbi, ao fazer a assistência para o golo que resolveu o encontro», sublinha o jornal A Bola. O sueco mantém-se no topo da classificação de O Jogador Mais Valioso da Liga.
Nico González subiu ao segundo lugar dessa classificação e, «mesmo falhando a próxima jornada por acumulação de cartões amarelos, irá manter-se como o médio mais valioso da prova, lugar que ocupa destacado há oito jornadas». Diogo Costa, com três jogos e 316 minutos sem sofrer golos, estreou-se no top-10 desta época.