Felicidade a nível pessoal
Duarte Gomes, conhecido pela sua coluna de opinião semanal "Poder da palavra", fez um balanço do ano de 2024, destacando os principais momentos a nível pessoal e profissional. A nível pessoal, Gomes afirma ter tido «a felicidade de viver excelentes momentos», com a saúde, alegria e bem-estar da sua família e amigos próximos. «Sou um sortudo e estou grato por isso», disse.
Manutenção do trabalho no Grupo Impresa
Profissionalmente, Gomes manteve a sua colaboração com o Grupo Impresa, analisando jogos na SIC Notícias, Tribuna e Expresso, além de escrever semanalmente a sua coluna de opinião. Ele também continuou a sua atividade como Embaixador da Ética Desportiva do PNED/IPDJ, participando em palestras, colóquios e ações de formação por todo o país.
Sucesso do "Projeto Kickoff"
O seu "Projeto Kickoff", que visa humanizar o papel do árbitro, explicando regras, analisando lances e esclarecendo situações de jogo, também continuou ativo e a ganhar seguidores, tendo atualmente mais de 200 mil seguidores nas redes sociais. «Todo o seu conteúdo — orgânico e sem apoios/parceiros — é realizado apenas e só por mim. Cansa, às vezes tira-me do sério, é certo, mas dá um gozo tremendo», afirmou Gomes.
Ao longo do ano, Gomes também teve a oportunidade de visitar várias escolas, clubes, associações desportivas e universidades, falando com os jovens sobre leis de jogo, ética e valores no desporto. Participou ainda em vários fóruns organizados por autarquias, federações, núcleos de árbitros ou empresas, onde quase sempre se falou de desporto como motivador de massas e garante de boas práticas.
Por decisão do Secretário de Estado do Desporto, Gomes deixou de ser Membro do Conselho Nacional do Desporto, papel que desempenhou com «orgulho, entusiasmo e profissionalismo».
Para o próximo ano, Gomes espera que 2025 seja «um ano ainda mais completo», tanto para si como para todos. Ele gostaria que o mundo parecesse «um lugar menos perigoso» e que as pessoas conseguissem «equilibrar mais as suas ideias e posições, distanciando-se de polarizações que tendem a criar divisões e caos». Gomes deseja que o «bom senso prevalecesse em todas as circunstâncias, sobretudo nas mentes, mãos e corações de quem tem verdadeiro poder».
«Tudo o resto virá por acréscimo e, havendo saúde mental, física e emocional, o céu é o limite. Bom ano para todos! Vamos a eles!», concluiu Gomes.