João Cancelo tentou de tudo para continuar no Barcelona na temporada 2024/2025, depois de uma época cedido pelo Manchester City, mas não foi possível e acabou por reforçar o Al Hilal, do treinador português Jorge Jesus.
Apesar de ter estado apenas uma temporada no Barcelona, Cancelo afirmou estar «muito orgulhoso» por ter representado o clube catalão. Segundo o jornal Sport, o internacional português mantém contacto com vários elementos do balneário dos blaugrana e deseja regressar à Catalunha.
O Barcelona está à procura de um lateral-direito, mas pretende fazê-lo numa operação «low-cost». No entanto, Deco, o diretor desportivo do clube, tem outras ideias. A intenção de Deco passa por encontrar um jogador mais jovem e com potencial para evoluir, permitindo que Jules Koundé possa descansar mais vezes e ser opção como defesa-central.
Esta época, Cancelo leva 19 jogos, um golo e sete assistências pelo Al Hilal. Apesar do seu desejo de voltar ao Barcelona, parece que Deco tem outros planos para reforçar o lado direito da defesa dos catalães.