FC Porto vive ano transformador em 2024 com vitória de Villas-Boas sobre Pinto da Costa

  1. Villas-Boas tornou-se o 34.º líder da história 'azul e branca', ao somar 21.489 votos (80,28%)
  2. Pinto da Costa, que completará 87 anos em 28 de dezembro, acusou o momento mais delicado do seu 'reinado'
  3. O FC Porto festejou a 69.ª e última conquista futebolística de Pinto da Costa, que juntou 2.591 troféus em 21 modalidades nos seus mandatos

Eleições históricas no FC Porto

O FC Porto viveu um ano transformador em 2024, com a expressiva vitória de André Villas-Boas, ex-treinador da equipa, sobre Pinto da Costa, presidente há 42 anos e 15 mandatos, nas eleições mais participadas do clube.

Perante um recorde de 26.876 sócios votantes, Villas-Boas tornou-se o 34.º líder da história 'azul e branca', ao somar 21.489 votos (80,28%), contra 5.224 (19,52%) de Pinto da Costa e 53 (0,2%) do empresário Nuno Lobo, candidato derrotado em 2020.

Fim de uma era Pinto da Costa

Habituado a ser unânime no FC Porto, Pinto da Costa, que completará 87 anos em 28 de dezembro, acusou o momento mais delicado do seu 'reinado', que motivou mesmo o inédito aparecimento desde 1982 de duas candidaturas opositoras no mesmo sufrágio.

Pinto da Costa deu lugar a um ex-treinador por si escolhido em 2010/11 - época marcada pela conquista de quatro troféus em cinco possíveis, incluindo a I Liga e a Liga Europa, último dos sete êxitos internacionais do FC Porto -, mas demorou um mês a efetivar em pleno a transição na SAD.

Tomada de posse de Villas-Boas

Empossado como líder do clube em 07 de maio, André Villas-Boas, de 47 anos, entraria em funções na SAD no dia 28, quase 48 horas depois de os 'dragões' terem vencido a Taça de Portugal pela terceira época seguida, fruto de uma reviravolta sobre o recém-campeão nacional Sporting (2-1, após prolongamento), no Estádio Nacional, em Oeiras.

O FC Porto festejou a 69.ª e última conquista futebolística de Pinto da Costa, que juntou 2.591 troféus em 21 modalidades nos seus mandatos, e evitou uma temporada em 'branco', esbatendo nessa final os 18 pontos de distância para os 'leões' no campeonato.

Saídas sonantes e problemas financeiros

A viragem presidencial também transformou uma renovação apalavrada entre Pepe e Pinto da Costa na despedida em fim de contrato do defesa central e capitão, de 41 anos, que venceu 13 troféus em duas fases pelo FC Porto (2004-2007 e 2019-2024) e terminou a carreira no verão.

Pepe juntou-se ao avançado iraniano Mehdi Taremi, autor de 91 golos nas últimas quatro épocas e reforço do campeão italiano Inter Milão, entre as saídas sonantes a custo zero dos 'dragões', panorama repetido nos últimos anos da anterior administração.

Conflitos com as claques

Os desafios de Villas-Boas estenderam-se ainda ao relacionamento com as claques, sobretudo os Super Dragões, cujo protocolo com a SAD foi revisto no verão, após a Operação Pretoriano, que julgará 12 arguidos em 2025, entre os quais Fernando Madureira, ex-líder daquele grupo organizado de adeptos.

Incidindo em 31 crimes, a acusação do Ministério Público denuncia uma eventual tentativa dos Super Dragões "de criarem um clima de intimidação e medo" numa Assembleia Geral do FC Porto, em novembro de 2023, para que fosse aprovada uma revisão estatutária "do interesse da direção" de Pinto da Costa.

Nova época conturbada

O FC Porto até entrou a vencer em 2024/25, ao inverter três golos de desvantagem frente ao Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira (4-3, após prolongamento), em agosto, em Aveiro, mas enfrentou no mês passado a primeira série de três derrotas em 16 anos, na qual sofreu quatro golos do Benfica para a I Liga 60 anos depois (4-1), na 11.ª jornada, antes de ser afastado pelo Moreirense na quarta eliminatória da Taça de Portugal (2-1).

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube

Rui Borges comenta possível transferência de Marcus Edwards para o Burnley

  1. Rui Borges comentou o aproveitamento de Marcus Edwards no Sporting CP.
  2. O Burnley pode ser obrigado a comprar Edwards por 11 milhões de euros se subir à Liga Inglesa.
  3. Rui Borges: “Comigo pouco nada e jogou. Para trás, jogou algumas vezes, outras vezes não, é o normal com todos os jogadores. De resto, e em relação à saída, tem mais a ver com a estrutura do que comigo”.
  4. A possível saída de Edwards levanta questões sobre a gestão de talentos no Sporting CP.