Com menos de um mês para o fim de 2024, o FC Porto enfrenta um calendário cheio de compromissos em Dezembro que podem vê-lo fechar a diferença na liderança da Primeira Liga.
Dos «Três Grandes» clubes, os Dragões têm o calendário mais leve, depois de já terem sido eliminados da Taça de Portugal.
Cinco jogos decisivos
O lado azul e branco irá disputar cinco jogos, quatro no campeonato e um na Liga Europa. Mais recentemente, o Porto teve uma série de quatro jogos sem vencer, que terminou com uma vitória por 2-0 sobre o Casa Pia na última jornada da liga.
Atualmente no segundo lugar, a três pontos dos líderes do Sporting, o Porto até pode ultrapassar o Benfica, que tem um jogo em atraso contra o Nacional.
Confrontos diretos decisivos
O próximo jogo do FC Porto é a 13ª jornada da Primeira Liga contra o Famalicão, que está no 7º lugar. Depois da vitória sobre o Casa Pia, os azuis e brancos estarão a mirar os três pontos para ganhar momentum.
Cinco dias depois, o Porto regressa à ação europeia, enfrentando o Midtjylland na 6ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Depois de empatar com o Anderlecht, os Dragões estarão à procura da vitória para subir na classificação e afastar-se dos últimos lugares.
De volta à Primeira Liga, o jogo seguinte é em casa contra o Estrela da Amadora. Nesta altura, o Benfica ainda não terá jogado o seu jogo adiado contra o Nacional, pelo que cada ponto será crucial para o Porto garantir o segundo lugar.
Objetivo: Ultrapassar os rivais
No dia 21 de Dezembro, o último jogo do Porto antes do Natal é uma deslocação a Moreirense, na 15ª jornada. Regressando ao local onde foram eliminados da Taça, os Dragões estarão à procura de se vingar da derrota por 2-1.
Depois do período de férias, a 28 de Dezembro, a equipa de Vítor Bruno receberá o Boavista no Dérbi da Invicta, outro jogo em que estarão a mirar os três pontos.
A questão que permanece é se o Porto entrará em 2025 no segundo ou terceiro lugar, ou até no topo da tabela se os seus rivais perderem pontos. Enquanto os Dragões têm um jogo a menos do que o Sporting e o Benfica neste período, a congestão de jogos é elevada e o tempo de descanso é limitado.
Se o Porto vencer todos os seus jogos da liga até ao final do ano, é certo que irá ganhar terreno aos seus rivais diretos, ou pelo menos a um deles. Isso porque no final de Dezembro, o Sporting recebe o Benfica na Luz, e um ou ambos terão de perder pontos.
A derrota do Santa Clara frente ao Sporting na última jornada da liga deixou a luta pelo título do FC Porto nas suas próprias mãos.