O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, vai ter honras de abrir o discurso do 10.º aniversário da Convenção do Conselho da Europa sobre a Manipulação de Competições Desportivas (Convenção Macolin), na terça-feira de manhã, no Centro de Congressos de Alfândega, no Porto.
O debate insere-se na 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, onde vão ser discutidos temas como a governação e governança no desporto; cooperação; transparência ou igualdade de género. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas desportivas a nível mundial.
Segundo o gabinete de Cultura e Desporto da autarquia portuense, são esperados ministros de 50 países, cerca de quarenta estruturas representativas do desporto nacional e internacional e 50 jovens dirigentes desportivos de cada estado-membro. A conferência acontece numa altura em que Porto e de Gaia preparam-se para formalizar a candidatura a Capital Mundial do Desporto 2027.
Paralelamente, a autarquia portuense informou que durante a conferência vão decorrer jogos das categorias sub-11 e sub-13 no Dragão Arena.
O convite a Villas-Boas para abrir o discurso do 10.º aniversário da Convenção Macolin surge numa altura em que o FC Porto atravessa um bom momento desportivo, liderando o campeonato português com 7 vitórias em 7 jogos. A presença do presidente do clube no evento é vista como um «reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo clube e pelo próprio Villas-Boas desde que assumiu o cargo, em 2020», afirmou uma fonte do município.