O FC Porto teve uma reta final do mercado de transferências de verão agitada, contratando uma série de reforços em um curto espaço de tempo. Este processo foi liderado por Andoni Zubizarreta, o novo diretor desportivo dos dragões, que foi uma das principais «armas» da candidatura de André Villas-Boas nas eleições de abril.
Quem conhece bem Zubizarreta não ficou surpreendido com este desfecho. É o caso de Javier Clemente, antigo jogador e atual treinador que partilhou balneário com o compatriota no Athletic Bilbao, e que fez rasgados elogios ao novo diretor desportivo do FC Porto.
«Todas as ferramentas para ser um grande diretor desportivo»
Se jogou o tempo que jogou em equipas importantes, associando-se ao seu trajeto a seriedade, personalidade e os múltiplos conhecimentos, demonstrou todas as ferramentas para ser um grande diretor desportivo, começou por afirmar Clemente.
Zubizarreta iniciou o seu percurso no Athletic Bilbao, clube da sua terra natal, Gipuzkoa, onde «foi um casamento natural» devido ao foco nas camadas jovens. Posteriormente, viveu a etapa no Barcelona, «que também dedica imenso esforço e reúne créditos do seu processo de formação».
«Alguém atento ao futebol jovem»
Para Clemente, Zubizarreta «é alguém com ótima capacidade de análise e que sabe apreciar as características dos jogadores», não se limitando ao «futebol basco» ou ao «estilo do Barcelona». Pelo contrário, é «alguém, sobretudo, atento ao futebol jovem, que rapidamente entende as virtudes que podem fazer a diferença».
Estas qualidades poderão ser determinantes para o sucesso de Zubizarreta no FC Porto, principalmente nesta janela de transferências em que os dragões reforçaram a sua equipa com diversos jogadores jovens e promissores.