Titular e com contrato recentemente renovado até 2027, Zé Pedro vive no FC Porto o melhor momento da sua carreira. O defesa central de 27 anos falou sobre o atual contexto, sem esquecer o passado recente, em particular ao destacar os ensinamentos do capitão Pepe.
Aprendendo com Pepe
«Pepe foi um jogador muito importante, sempre procurou dar-me conselhos e ensinamentos e eu, com alguém que fica marcado na história do futebol, bebi muito do que ele me dizia. Ajudou-me e agradeço muito porque é uma pessoa que tenho bastante carinho», afirmou Zé Pedro em declarações ao Porto Canal.
O central portista reconhece que as lesões de Fábio Cardoso e do próprio Pepe contribuíram para que lhe fosse dada uma oportunidade na equipa principal dos azuis e brancos. «Nunca desejo o mal a um colega de profissão, muito menos de balneário, mas o futebol é assim mesmo. O azar de uns por vezes é a sorte de outros. Sinto que ao longo de todos os anos no FC Porto preparei-me para uma oportunidade, ela surgiu e correspondi», afirmou.
Estreia na Luz
Zé Pedro recordou o seu jogo de estreia pelo FC Porto, na Luz diante do Benfica, acrescentando que a sua exibição foi elogiada, apesar da derrota. «As pessoas ficaram agradadas com o que desenvolvi. Apesar do resultado não ter sido positivo [derrota por 1-0, perante o Benfica], considero que tive uma exibição agradável», sublinhou.
Confiança Conquistada
Sobre a evolução no plantel portista, o central salientou que sempre acreditou «na possibilidade de ser integrado na equipa principal»: «A oportunidade surgiu. Sinto que estive preparado e dei boa resposta, fruto do trabalho desenvolvido nos anos anteriores. Confesso que era difícil acreditar e cair em mim de que tudo o que sonhei ao longo de tantos anos estar a acontecer tão rapidamente. Trabalhar todos os dias, acreditar no processo e confiar em mim que as coisas iam acontecer. Saí recompensado.»
Zé Pedro revelou ainda a sua satisfação por, depois de Sérgio Conceição, continuar a merecer a confiança de Vítor Bruno. «O grupo tem interiorizado muito bem as ideias do míster. Há coisas idênticas, com nuances diferentes. Muita coisa já estávamos identificados dos anos anteriores, tem sido experiência muito agradável pelo que temos desenvolvido e conquistado.»