Fábio Vieira regressa a "casa" no FC Porto por empréstimo do Arsenal

  1. Fábio Vieira regressa ao FC Porto por empréstimo do Arsenal
  2. Médio-ofensivo português, de 24 anos, deixou os dragões em 2022 num negócio de 35M€ + 5M€ variáveis
  3. Presidente do FC Porto diz que houve um «pedido especial do mister [Vítor Bruno] para o seu regresso»
  4. Fábio Vieira vestirá a camisola 10, número «mítico no futebol» segundo o próprio
  5. Empréstimo inclui taxa variável e remuneração variável até 700 mil euros em caso de objetivos atingidos
  6. Formado e afirmado no FC Porto, conquistou 2 campeonatos e 1 Taça de Portugal

O FC Porto anunciou na última quarta-feira o regresso de Fábio Vieira, que chega por empréstimo do Arsenal até ao final da temporada 2024/25, sem opção de compra. O médio-ofensivo português, de 24 anos, deixou os dragões em 2022 num negócio avaliado em 35 milhões de euros, mais 5 milhões em variáveis, mas não conseguiu afirmar-se nos gunners.

Após um ano e meio no clube inglês, Fábio Vieira regressa agora a casa, com a esperança de recuperar o seu melhor nível e ajudar o FC Porto a conquistar novos troféus.

Satisfação com o regresso de Fábio Vieira

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, mostrou-se muito satisfeito com o regresso de Fábio Vieira, revelando que houve um pedido especial do mister [Vítor Bruno] para o seu regresso. Bom filho a casa torna e aqui está de volta o Fábio Vieira com toda a sua magia, o seu pé esquerdo, os golos e assistências. Um rapaz que deixou grandes memórias no universo azul e branco e que regressa agora a casa para continuar a espalhar magia. Estamos muito satisfeitos, sabemos perfeitamente o que ele vale, a sua capacidade, afirmou.

Negócio "difícil e fácil"

Villas-Boas considerou que o negócio foi difícil e fácil ao mesmo tempo. Difícil porque o Fábio é um jogador com qualidade para estar em qualquer campeonato do mundo, mas aceitou vir para o FC Porto pelo seu amor emocional ao clube. Fácil porque o Arsenal nos ajudou nesta negociação e foram inexcedíveis na realização da mesma, explicou.

O presidente dos dragões revelou ainda que o número 10, anteriormente usado por Francisco Conceição, foi atribuído a Fábio Vieira. Os números históricos são números de grande responsabilidade. O número 10 é normalmente atribuído a mágicos e essa é uma responsabilidade que vai recair sobre o Fábio, mas estamos seguros de que ele vai distribuir essa magia. Quando lhe perguntei se queria ficar com o 10 a resposta foi logo afirmativa e assumiu essa responsabilidade sem medo, como assume o desejo pela bola, afirmou.

Elogios de Zubizarreta

O diretor desportivo do FC Porto, Andoni Zubizarreta, destacou as qualidades de Fábio Vieira e o seu conhecimento do clube. É um construtor de jogo, capaz de passar e rematar bem, um atacante decisivo para o jogo ofensivo da equipa a quem ninguém precisa de explicar o que é o FC Porto, o que é o Estádio do Dragão ou qual é a história deste clube, porque ele faz parte dela, disse.

Zubizarreta considerou que o regresso de Fábio Vieira ao FC Porto foi a decisão certa para todas as partes envolvidas. Quando os jogadores rumam a um campeonato como o inglês e a um clube como o Arsenal, que luta pelo título, a vontade deles é muito importante. Eles sentem onde estão as suas raízes futebolísticas, onde é que os valorizam e onde podem crescer como jogadores. O Fábio sempre teve muita qualidade para potenciar e sabe que o FC Porto é o lugar ideal para crescer, afirmou.

O regresso de Fábio Vieira

Em declarações aos meios oficiais do FC Porto, Fábio Vieira confessou estar ansioso por regressar a casa e admitiu que a vida não tem sido fácil desde a saída para o Arsenal. Eu queria ter minutos, coisa que foi difícil para mim em Inglaterra porque tive duas lesões e achei que o FC Porto seria a melhor opção para mim, para eu poder voltar a ter competitividade, minutos e estou feliz por estar cá e pronto para começar a trabalhar, disse.

O médio destacou o carinho muito especial que sente por parte dos adeptos e acredita que juntos irão conseguir fazer coisas muito positivas esta época. Sobre o facto de vestir a camisola 10, Fábio Vieira afirmou: É um número mítico no futebol e acho que me assenta bem.

Detalhes do empréstimo

O empréstimo de Fábio Vieira ao FC Porto inclui uma taxa variável em função do número de participações do jogador nas diversas competições, bem como uma remuneração variável até 700 mil euros em caso de atingimento de objetivos coletivos e individuais.

Fábio Vieira, que se formou no FC Porto e venceu a UEFA Youth League em 2018/19, regressa assim ao clube onde se afirmou, tendo conquistado dois campeonatos e uma Taça de Portugal, num total de 10 golos e 18 assistências em 76 jogos pelo conjunto principal, de 2020 a 2022.

Jogadores unem-se contra calendário apertado

  1. Rodri, médio do Manchester City, é o porta-voz deste movimento de jogadores
  2. Alisson (Liverpool) e Bernardo Silva (Manchester City) também se juntaram ao protesto
  3. Jogadores querem estar sempre no seu melhor, mas sobrecarga de jogos prejudica o espetáculo

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário