Otávio recorda saída do FC Porto para o Al Nassr e revela papel de Neymar

  1. Otávio recorda saída do FC Porto para o Al Nassr por 60 milhões de euros
  2. Contratação de Neymar pelo Al Hilal foi determinante para a transferência
  3. Sérgio Conceição ficou descontente com a saída do jogador

O médio português Otávio, atualmente no Al Nassr, recordou esta terça-feira os detalhes da sua saída do FC Porto para o clube saudita, no verão passado, num valor de 60 milhões de euros. Em entrevista ao Canal 11, o internacional brasileiro revelou que a contratação de Neymar pelo Al Hilal foi determinante para a sua transferência.

Retorno de férias e incertezas iniciais


Otávio explicou que, quando regressou de férias do Brasil, tinha uma proposta do Al Nassr mas a sua cláusula de rescisão estava mais baixa. «Conversei com o pessoal para explicar a situação e dizem-me "não, tu não vás sair". Ok, está bem, só queria saber. Pronto, não vou, não vou. Sabia que o Al Nassr não tinha dinheiro para comprar», começou por relatar.


O médio integrou os treinos do FC Porto e chegou a ser utilizado na primeira jornada da Liga, mas a situação acabaria por se resolver semanas depois.

Chegada de Neymar ao Al Hilal


«Depois, o Al Hilal conseguiu contratar o Neymar e, quando eles conseguem mais um dinheiro para um, têm que dar mais para os outros, então o Al Nassr chegou aos 60 milhões de euros. Fizeram uma nova proposta», explicou Otávio, revelando que o negócio se concretizou no dia em que o treinador Sérgio Conceição tinha sido operado a ambos os joelhos.

A reação de Sérgio Conceição


Com o acordo fechado, Otávio nem chegou a treinar mais, uma vez que o presidente do FC Porto informou que não precisava de se apresentar. «Veio o presidente e disse que não precisava de treinar porque não ia jogar. E eu disse, pronto, se é assim não vou treinar. Ia treinar como titular e depois não ia jogar, de que adiantava?».


Segundo Otávio, Sérgio Conceição, «ainda com a coisa [cateter] no braço e uma azia», apareceu no estádio rapidamente após receber a notícia. «Quase não me deu um abraço nem nada. Eu disse "está bem, sei que vais ficar f..., mas é a minha vida, foi bom para toda a gente e desejo-te sorte. Depois falamos melhor". E tive de ir embora».

O entendimento de Conceição


Otávio voltou a falar com Sérgio Conceição apenas quando regressou ao Dragão, mais tarde, para assistir a um jogo do FC Porto. «Ele é assim mesmo. Não levei a mal, porque eu já o conhecia, sei que ele tem esse feitio. Ele só queria que eu ficasse porque queria o melhor para a equipa. Também entendo o lado dele, mas ele também poderia entender um pouco o meu», explicou.

Outros casos semelhantes


Otávio reconheceu que a saída de Luis Díaz do FC Porto, ainda a meio da época, também deixou Conceição «mais difícil ainda». «Não me surpreendeu, porque eu já tinha visto como tinha sido com outros jogadores», rematou.

Balanço positivo


Apesar da frieza na despedida, Otávio considera que a transferência foi benéfica «para todas as partes». «Sei que vais ficar f..., mas é a minha vida [risos]. Foi bom para todas as partes e desejei-lhe sorte», disse ao então treinador.

Os dias de Mourinho no FC Porto, segundo Grzegorz Mielcarski

  1. Mourinho construía autoridade, falava com sensatez e dava conselhos valiosos aos jogadores do FC Porto
  2. Mourinho chegava a arbitrar jogos de treino e não tolerava qualquer contestação, expulsando quem não concordasse com ele
  3. Mourinho puniu Vítor Baía, fazendo-o treinar com a equipa B após o guarda-redes se ter atrasado ao treino
  4. Numa noite em Varsóvia, Mourinho e Mielcarski entraram num clube com um segurança armado, mas decidiram sair com medo de voltar com um olho negro

Reações à saída de Rúben Amorim do Sporting para o Manchester United

  1. Rúben Amorim iniciou o projeto no SC Braga e, mais tarde, no Sporting Clube de Portugal sem possuir as qualificações necessárias, conduzindo todo o processo com grande competência
  2. Rúben Amorim deve simbolizar que a competência não tem idade e não depende das qualificações
  3. Rúben Amorim é uma referência para todos os treinadores e para a sociedade
  4. Os decisores devem apostar corajosamente em treinadores como Rúben Amorim

Mundial de Clubes 2025 será "algo histórico" que mudará o futebol

  1. O Mundial de Clubes 2025 contará com 32 equipas, incluindo o Benfica e o FC Porto de Portugal
  2. O novo formato do Mundial de Clubes verá o torneio realizar-se nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025
  3. «Estamos a falar de algo nunca visto antes. O próximo Mundial de Clubes trará a magia de um Mundial de seleções para o nível dos clubes. Este torneio será o início de algo histórico, algo que irá mudar o nosso desporto para melhor e para todas as gerações futuras», afirmou Gianni Infantino

Villas-Boas visita Casa do FC Porto em Luanda

  1. Visita de Villas-Boas à Casa do FC Porto em Luanda
  2. 18 a 21 de novembro
  3. Vice-presidentes Francisco Araújo e Rui Pedroto acompanham a visita
  4. A Casa do FC Porto em Luanda é dedicada aos adeptos e simpatizantes do clube em Angola

Estoril encontra trio de ouro no meio-campo

  1. Vinícius Zanocelo é um elemento imprescindível para o treinador Ian Cathro, com 1110 minutos acumulados na época
  2. O trio de meio-campo composto por Zanocelo, Holsgrove e Orellana brilhou na vitória sobre o Arouca
  3. Cathro não mexeu neste trio desde a vitória sobre o Arouca, mantendo-os no onze titular
  4. Outros jogadores como Michel, Xeka, João Carvalho e Manga Foe-Ondoa procuram entrar neste trio no meio-campo