Francisco Conceição repete feito histórico do pai Sérgio Conceição na estreia de Portugal no Euro'2024

  1. Francisco Conceição marcou o golo da reviravolta (90+2') na vitória de Portugal sobre a República Checa (2-1) na estreia do Euro'2024
  2. Sérgio Conceição, pai de Francisco, também marcou na estreia de Portugal num Europeu, em 2000 (hat-trick vs Alemanha)
  3. Esta foi a segunda vez na história que um par de pai e filho marcaram num Campeonato da Europa de seleções
  4. Francisco Conceição entrou aos 90 minutos e marcou aos 92', dando uma 'cambalhota' no golo decisivo

Portugal estreou-se com uma vitória suada frente à República Checa (2-1) no Campeonato da Europa de 2024, num jogo que só ficou resolvido nos últimos segundos. O herói da partida foi Francisco Conceição, que entrou já perto do final e marcou o golo da reviravolta no último minuto de compensação.

O avançado do FC Porto seguiu assim os passos do pai, Sérgio Conceição, que também marcou na estreia de Portugal num Europeu, em 2000. Com este feito, os Conceição tornaram-se apenas a segunda dupla de pai e filho a marcar num Campeonato da Europa de seleções.

Entrada de 'Chico' decisiva


Francisco Conceição precisou apenas de alguns segundos em campo para deixar a seleção portuguesa a festejar efusivamente a reviravolta (90+2'). O jovem extremo entrou aos 90 minutos e, logo aos 92', 'deu uma cambalhota' para anotar o golo da vitória.

«Sem palavras! Obrigado, portugueses. Seguimos juntos», escreveu Francisco Conceição nas redes sociais após o encontro.

Feito histórico dos Conceição


Com este golo, Francisco Conceição entrou para uma lista restrita de pai e filho a marcarem num Campeonato da Europa. A primeira vez que tal aconteceu foi em 1996, com os italianos Enrico e Federico Chiesa.

Recorde-se que a estreia a marcar de Sérgio Conceição num Europeu, ao serviço de Portugal, aconteceu a 20 de junho de 2000, frente à Alemanha, com um hat-trick decisivo (3-0). 24 anos depois, foi a vez do filho ser também ele decisivo num triunfo da seleção portuguesa - e logo na sua estreia num Europeu.

Elogios da imprensa internacional


A imprensa estrangeira não ficou indiferente ao triunfo português, com destaque para a comparação entre Francisco Conceição e Cristiano Ronaldo, dada a 'cambalhota' no golo decisivo. «Conceição como Ronaldo», escreveram alguns órgãos de comunicação social.

Os Conceição juntam-se a outras duplas históricas de pais e filhos que disputaram um Campeonato da Europa, como os neerlandeses Danny e Daley Blind, os italianos Enrico e Federico Chiesa, ou os romenos Gheorghe e Ianis Hagi.

Reforços em destaque no arranque da pré-época do Nacional e do Gil Vicente

  1. Tiago Margarido deu os primeiros minutos de competição a todos os jogadores disponíveis no plantel do Nacional, incluindo os dois novos reforços, Zé Vítor e Nigel Thomas
  2. O Nacional perdeu por 1-4 frente ao FC Porto na preparação, apesar de ter começado a vencer com um golo de José Gomes
  3. O Gil Vicente venceu por 3-0 a sua própria equipa de sub-23, com golos de Santi García, Jorge Aguirre e Kazu
  4. O Gil Vicente estreou-se nesta pré-época, enquanto o Nacional vai regressar à Liga, três anos depois, com uma visita ao Aves SAD