José Maia nomeado para liderar área de scouting do FC Porto

  1. Carreira de José Maia sempre ligada ao futebol
  2. Entrada no mundo do «scouting» por convite do Sparta de Praga
  3. «O trabalho de um «caça-talentos» não se limita à observação de jogos, equipas e jogadores», diz José Maia
  4. Falta determinar diretor para o futebol feminino no FC Porto

De acordo com as informações recolhidas pelo jornal O JOGO, o nome escolhido por André Villas-Boas para liderar a área de scouting do FC Porto é José Maia, que se encontra a finalizar uma ligação de quatro anos com o City Group, que engloba vários clubes a nível mundial e é tutelado pelo poderoso Manchester City.

Carreira no mundo do futebol


A carreira de José Maia sempre esteve ligada ao futebol. Depois de ter representado os escalões de formação do Leixões e do Leça, jogou em diversas equipas a nível distrital antes de iniciar a sua carreira como treinador. As escolas de formação dos clubes de Leixões foram o ponto de partida, tendo mais tarde chegado a orientar a equipa sénior de futebol feminino no principal escalão nacional e a desempenhar funções de coordenador no clube.


A entrada no mundo do «scouting» surgiu por convite do Sparta de Praga, onde trabalhou durante dois anos, antes de integrar a estrutura da Associação de Futebol do Porto como treinador da formação e, em simultâneo, realizar observações para o Athlético Paranaense numa janela de mercado.

Visão sobre o trabalho de «scouting»


Em 2020, José Maia concedeu uma entrevista na qual defendeu que o trabalho de um «caça-talentos» «não se limita à observação de jogos, equipas e jogadores». Nas suas palavras, «a recolha de informação é permanente e deverá incidir sobre as mais diversas variáveis. O reconhecimento, importante e que deve ser bem consolidado e fundamentado, das qualidades técnicas, táticas, físicas e até mesmo psicológicas de um jogador, deverá ser complementado com mais dados que validem a análise do comportamento do jogador dentro do campo, durante um jogo».


Resta agora apenas determinar quem será o diretor para o futebol feminino, depois de Jorge Costa, José Tavares e Pedro Silva terem aceite o convite do presidente portista para chefiar as secções de futebol profissional, formação e performance, respetivamente.

Reforços em destaque no arranque da pré-época do Nacional e do Gil Vicente

  1. Tiago Margarido deu os primeiros minutos de competição a todos os jogadores disponíveis no plantel do Nacional, incluindo os dois novos reforços, Zé Vítor e Nigel Thomas
  2. O Nacional perdeu por 1-4 frente ao FC Porto na preparação, apesar de ter começado a vencer com um golo de José Gomes
  3. O Gil Vicente venceu por 3-0 a sua própria equipa de sub-23, com golos de Santi García, Jorge Aguirre e Kazu
  4. O Gil Vicente estreou-se nesta pré-época, enquanto o Nacional vai regressar à Liga, três anos depois, com uma visita ao Aves SAD

Juventus interessada na contratação de Francisco Conceição

  1. Cláusula de rescisão de Francisco Conceição sobe de 30 para 45 milhões de euros na próxima terça-feira
  2. Juventus está interessada na contratação de Francisco Conceição
  3. Tiago Santos, lateral do Lille, também no radar da Juventus
  4. Francisco Conceição marcou 8 golos e fez 6 assistências na última época