José Vieira Recorda Vitória Histórica do Famalicão sobre o FC Porto em 1993

  1. José Vieira marcou o golo decisivo aos 64 minutos
  2. Vítor Catão envolvido em incidente de agressão a jornalista
  3. Famalicão enfrentou pressão jogando contra o FC Porto
  4. FC Porto conta com jogadores como Fernando Couto e Jorge Costa

O Desporto ao Minuto conversou com José Vieira, autor do golo que selou a última vitória do Famalicão sobre o FC Porto, no antigo Estádio das Antas, em 1993. O jogo ficou marcado por agressões a um jornalista da RTP após o apito final.

Na antecâmara do próximo jogo entre FC Porto e Famalicão, o Desporto ao Minuto recorda a histórica vitória dos famalicenses na cidade 'invicta' em 1993. Além do resultado, o jogo ficou marcado por um incidente extra-jogo, onde um jornalista da RTP foi agredido por adeptos do FC Porto, incluindo Vítor Catão.

Memórias de Uma Noite Histórica

José Vieira, o homem-do-jogo daquela noite, recorda o episódio: Foi um jogo marcado pelas peripécias que teve. Foi no fim do jogo, as entrevistas antigamente faziam-se no relvado. O jornalista estava a entrevistar-me no relvado, e os adeptos agrediram-no com um ferro. Antigamente, era quase proibido ganhar no estádio das Antas. Não era proibido, mas era muito difícil.

O ex-jogador relembra o momento em que marcou o único golo da noite, aos 64 minutos, e a dificuldade de enfrentar uma equipa forte como o FC Porto, que contava com jogadores como Fernando Couto e Jorge Costa. Vieira destaca a importância do treinador José Gusmão, que o motivou a marcar o golo decisivo.

Evolução do Famalicão ao Longo dos Anos

José Vieira, que atuou no Famalicão como jogador entre 1991 e 1995 e posteriormente como treinador em 2013/14, destaca a evolução do clube ao longo dos anos: As condições são completamente diferentes. O Dr. Miguel Ribeiro [presidente da SAD] está a fazer um trabalho excelente no Famalicão, tem estado num patamar grande. Até foram campeões nacionais de juniores, recentemente.

O ex-jogador elogia o progresso do clube sob a liderança de Miguel Ribeiro.

Antevisão do Próximo Confronto

Sobre o próximo jogo entre FC Porto e Famalicão, Vieira comenta: O FC Porto está a passar uma fase menos boa, mas não deixa de ser o FC Porto, com jogadores de grande talento. O Famalicão é uma equipa que tem tido altos e baixos nesta época, porém, tem conseguido algumas vitórias, está numa fase boa [agora com Armando Evangelista]. É uma questão de as coisas começarem a correr bem. Pode eventualmente ter um bom resultado. O Famalicão é uma equipa que está a crescer e pode complicar a vida aos chamados grandes.

O histórico de confrontos entre FC Porto e Famalicão remonta a 1946/47, com o clube portuense a impor a sua superioridade ao longo dos anos. O FC Porto detém uma sequência impressionante de nove vitórias consecutivas sobre o Famalicão nos últimos três anos.

Reacender da Rivalidade

O incidente de agressão a um jornalista da RTP durante a última vitória do Famalicão sobre o FC Porto em 1993 permanece como um episódio controverso na história dos confrontos entre as duas equipas. A violência que ocorreu após o jogo deixou marcas e foi condenada por figuras como Pinto da Costa. A partida de sábado promete reacender a rivalidade entre FC Porto e Famalicão, com ambos os clubes em busca de um resultado positivo.

Schjelderup afirma-se como peça-chave no Benfica

  1. Médio norueguês Schjelderup, de 19 anos, afirma-se como figura principal no Benfica
  2. Situação do jogador deu uma «volta de 180 graus», de pouco utilizado a titular
  3. Schjelderup está «incrivelmente» feliz com a sua atual condição no Benfica
  4. Barcelona está interessado nos serviços do jovem médio do Benfica

Ambiente tenso no Milan com Sérgio Conceição

  1. Sérgio Conceição chegou ao Milan há apenas um mês para substituir Paulo Fonseca
  2. Técnico português entrou em conflito com vários jogadores rossoneri
  3. Imprensa italiana revela ambiente tenso no balneário
  4. Abordagem autoritária de Conceição 'não está a ser bem recebida em Itália'

Braga e Vasco da Gama negociam a transferência de Bruma

  1. Bruma está a realizar a melhor época da sua carreira, com 13 golos e 8 assistências
  2. O Vasco da Gama apresentou uma proposta de transferência ao SC Braga
  3. O SC Braga exige pelo menos 6 milhões de euros pela transferência de Bruma
  4. Bruma já jogou na Turquia, Espanha, Holanda, Grécia e Alemanha

Gil Vicente e Estoril Praia em confronto direto na 20ª jornada da Liga Portugal Betclic

  1. Gil Vicente vem de uma série impressionante, com 4 vitórias e 3 empates nos últimos 8 jogos
  2. Bruno Pinheiro desvalorizou a derrota diante do Aves, afirmando que «a equipa não se deslumbrou» e que o jogo «foi atípico»
  3. Estoril Praia somou 10 pontos nos últimos 4 jogos, ficando a apenas 2 pontos do Vitória de Guimarães
  4. Ian Cathro afirmou que «o objetivo é simplesmente melhorar todos os dias» e que pretende «que as pessoas gostem de ver a equipa jogar»