O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, tem estado diretamente envolvido neste processo e é o principal responsável pelas negociações. No entanto, é importante salientar que esta não é uma exigência do treinador Sérgio Conceição, mas sim uma aposta pessoal do líder portista.
Existem algumas preocupações em relação ao número de opções disponíveis no meio-campo caso João Moutinho regresse. Atualmente, o FC Porto conta com Stephen Eustáquio, Marko Grujic, Bernardo Folha, Romário Baró, Nico González e Alan Varela nesta posição. Com a chegada de Moutinho, seria necessário fazer algumas alterações na equipa titular.
No entanto, fontes próximas do jogador afirmam que tanto a família como o próprio Moutinho estão entusiasmados com a possibilidade de regressar a Portugal nesta fase da sua carreira, após dez épocas no estrangeiro. O jogador despediu-se recentemente do Wolverhampton, onde atuava.
É importante destacar que o salário proposto pelo FC Porto não será muito superior ao que o SC Braga sugeriu. Além disso, Moutinho poderá beneficiar do Programa Regressar, que oferece um desconto de 50% no IRS para os portugueses que regressam ao país.
Os adeptos do FC Porto estão ansiosos por ver a possível concretização deste regresso. João Moutinho é uma figura muito acarinhada e respeitada pelos adeptos portistas, tendo conquistado oito títulos em três anos ao serviço do clube.