Lutar contra a história. Quando, no domingo, os jogadores do Farense subirem ao relvado do Estádio de Alvalade, levam consigo o peso histórico de 21 derrotas em 24 confrontos para a liga, na casa do leão. A única vez que os algarvios saíram a sorrir de Alvalade foi a 28 de abril de 1991, quando Curcic apontou o único golo do jogo, suficiente para o Farense vencer.
Um Momento Histórico
28 de abril de 1991. Miroslav Curcic, avançado sérvio, mergulhou à entrada da pequena área da baliza leonina defendida pelo croata Ivkovic, para concluir de cabeça um cruzamento da direita, gelando Alvalade. Os leões de Faro aguentaram o resultado até final, com grande exibição do guarda-redes Lemajic. Paco Fortes era o treinador do Farense na época, e a equipa contava com jogadores como Portela, Eugénio, Ademar, Luizão, Jorge Soares, Rui Esteves, Sérgio Duarte, Hajry e Pitico.
Repercussões e Memórias
Além desse triunfo histórico, o Farense teve dois empates contra o Sporting nos anos 90. Lemajic, herói do jogo, acabou por ser contratado pelo Sporting dois anos após a vitória. O jogo ficou marcado também pela polémica arbitragem de Soares Dias, pai de Artur Soares Dias, que não assinalou uma grande penalidade a favor do Farense.