Luís Freire otimista com regresso do Vitória de Guimarães à Liga Bwin após eliminação da Liga Conferência

  1. Vitória eliminou na Liga Conferência após derrota por 4-0 com o Betis
  2. Vitória vem de duas vitórias seguidas no campeonato
  3. Vitória pode fazer a 3ª vitória consecutiva na Liga Bwin, algo inédito esta época
  4. Vitória está a 2 pontos do 5º lugar ocupado pelo Santa Clara

Apesar da pesada derrota sofrida na quinta-feira diante do Betis, por 4-0, que ditou a eliminação da Liga Conferência, Luís Freire encara com otimismo o regresso do Vitória de Guimarães ao campeonato nacional. O técnico dos conquistadores quer aproveitar a rápida oportunidade de voltar a competir para somar a terceira vitória consecutiva na Liga Bwin, algo que ainda não aconteceu nesta temporada.

"Foi uma experiência muito enriquecedora para toda a gente [Liga Conferência] e chegarmos onde chegámos", começou por referir Luís Freire, de 39 anos, em conferência de imprensa. O treinador recordou que a equipa vem de duas vitórias seguidas no campeonato e tem agora "uma oportunidade grande de fazer essa terceira vitória consecutiva", algo inédito em 2023.

Vitória para regressar às provas europeias

Ciente da importância dessa série vitoriosa para os objetivos do Vitória, que está a dois pontos do 5.º lugar, ocupado pelo Santa Clara, Luís Freire destacou que "a única forma do Vitória de Guimarães voltar a ter noites como teve na quinta-feira, de estádio cheio, de estar nas decisões nas provas europeias, é ficar em 5.º lugar".

Para isso, terá de vencer o Estrela da Amadora, que ocupa a 15.ª posição da classificação, com 23 pontos. Uma tarefa nada fácil, na ótica do técnico, que elogiou o adversário.

Elogio ao adversário e confiança na equipa

"O Estrela é competente, fora de casa tem tido boas prestações. É uma equipa coesa defensivamente, atlética, forte no contra-ataque e na bola parada, com algumas dinâmicas também na construção", analisou Luís Freire.

Apesar da derrota frente ao Betis, o treinador do Vitória vincou que a equipa tem tido "capacidade de ter a bola", o que "também ajuda" a gerir o esforço físico da equipa. "Mesmo nos jogos a meio de uma eliminatória, respondeu muito bem e tivemos jogos de alta exigência", recordou.

Mesmo com 44 jogos oficiais disputados esta temporada, Freire rejeitou a ideia de cansaço estar a afetar os seus jogadores. "Se analisarem, a equipa tem aparecido sempre disponível", garantiu.

José Faria: «Pressão sentem as pessoas que estão na Ucrânia»

  1. José Faria, treinador do Estrela da Amadora, compara a pressão real fora do campo com a do futebol.
  2. Faria considera que a 'melhor versão' da sua equipa permite 'fazer um bom resultado'.
  3. O treinador do Estrela da Amadora reconhece a evolução do FC Porto sob o comando do seu treinador.
  4. José Faria não quer 'arranjar justificações' apesar das ausências no plantel.

Anselmi lamenta a morte do Papa e aborda polémicas disciplinares no FC Porto

  1. Partiu um grande homem. Aprendi muito com ele, pelo lugar que ocupo. Foi um exemplo, porque somos comunicadores. O Mundo perdeu um grande líder.
  2. Este tipo de episódios merecem-me diferentes reflexões porque como líder tenho de ter uma postura clara.
  3. O importante é o compromisso, não com Anselmi, mas sim com o FC Porto, com a profissão, com o lugar privilegiado que têm e com os companheiros.
  4. Este tipo de incidentes prejudicam o foco da equipa nos objetivos da temporada