Geórgia e República Checa lutam por uma vitória que mantém vivas as esperanças no Euro 2024

  1. Estreia histórica da Geórgia no Euro 2024
  2. Mikautadze marca o primeiro golo da Geórgia num Campeonato da Europa
  3. Khvicha Kvaratskhelia, a estrela da Geórgia
  4. República Checa quer relançar-se após derrota com Portugal
  5. Tomás Soucek, o capitão checo
  6. Perigo dos contra-ataques da Geórgia preocupa a República Checa

A Geórgia e a República Checa entram em campo este sábado, sabendo que precisam de vencer para manterem vivas as hipóteses de se qualificarem para a próxima fase do Euro 2024. O confronto entre estas duas equipas - que integram o grupo de Portugal - está agendado para as 14h (hora portuguesa) no Volksparkstadion em Hamburgo. A partida será arbitrada pelo alemão Daniel Siebert.

Este jogo, a contar para a segunda jornada do Grupo F, será o primeiro encontro entre estas duas seleções nacionais. Ambos os países chegam a este desafio com os seus melhores efetivos.

Estreia Histórica da Geórgia


Participando pela primeira vez numa grande competição de seleções, desde que se tornaram membros da UEFA e da FIFA em 1992, os jogadores liderados por Willy Sagnol querem fazer história e conquistar os primeiros pontos da Geórgia num Campeonato da Europa.

A estreia no Euro 2024 não foi sonhadora e, apesar de uma boa resposta, a Geórgia foi derrotada pela Turquia por 3-1. No entanto, o jogo trouxe mesmo uma razão para celebrar, com Mikautadze, aos 32 minutos, a tornar-se no primeiro jogador do país a marcar num Campeonato da Europa. No final do encontro, o selecionador georgiano considerou que a equipa deu «uma boa imagem do futebol deste país».

Arda Guler Decide o Jogo


Arda Guler não teve muito envolvimento no jogo, mas num momento brilhante, marcou um grande golo que decidiu o encontro.

Khvicha Kvaratskhelia, a Estrela da Geórgia


Quem mais poderia ser? A estrela do Nápoles é provavelmente o melhor jogador da história do país e a esperança de uma nação. Com apenas 23 anos, já soma 31 internacionalizações e 15 golos. Em duas épocas com o clube italiano, marcou 25 golos e proporcionou 21 assistências em 88 jogos, com um título da Serie A em 2023. Agora, procura alcançar outro feito histórico com a sua seleção nacional.

Acho que temos de olhar para o grande panorama. Estamos num Euro: é uma espécie de recompensa pelo trabalho da federação e estou muito feliz por fazer parte de tudo isto. Passar a fase de grupos deve ser o objetivo, mas o mais importante agora é fazer uma boa exibição. Ainda estamos na fase de desenvolvimento e este torneio vai ajudar-nos a ficar ainda mais fortes no futuro, disse o selecionador georgiano antes do confronto com a República Checa.

República Checa Quer Relançar-se


Tal como o seu adversário, a República Checa também começou mal o Euro 2024 (como todos sabemos). Apesar do golo marcado por Provod aos 62 minutos, a equipa checa não conseguiu aguentar a vantagem e permitiu que Portugal desse a volta ao marcador nos momentos finais. Um golo na própria baliza de Hranác (69') e um golo de Francisco Conceição (90+2') deliciaram os adeptos portugueses, enquanto partiam os corações dos checos.

Participando no seu oitavo Campeonato da Europa como país independente, os jogadores de Ivan Hasek olham para as gerações de 96 e 2004 - que alcançaram a final e as meias-finais, respetivamente - como inspirações a seguir. No entanto, se quiserem ter esperanças de sair da fase de grupos, terão primeiro de superar a Geórgia.

Tomás Soucek, o Capitão Checo


O capitão checo é o rosto de uma equipa que praticamente não tem grandes nomes. O jogador, que atua no West Ham, pode não ser uma obra-prima técnica, mas representa bem o espírito combativo a que os adeptos checos sempre os habituaram. Com 29 anos e 70 internacionalizações, Soucek está no seu segundo Campeonato da Europa e vai querer, pelo menos, repetir os quartos de final alcançados na última Eurocopa.

Fizemos uma análise detalhada do jogo de estreia da Geórgia e vimos-lo. O jogo esteve bastante equilibrado até ao último minuto. A Geórgia foi perigosa no ataque e acabou por sofrer o golo já em tempo de compensação. A equipa mostrou uma qualidade soberba, tanto a nível individual como coletivo, começou por dizer o selecionador checo.

Hasek também alertou para o perigo dos contra-ataques da Geórgia: A principal ameaça para nós é o contra-ataque. [A Geórgia] Tem velocidade e qualidade individual. Temos de ter cuidado e evitar que eles consigam contra-ataques. A defesa deles também é muito sólida e é difícil atacá-los.

Evanilson: "Estou cada vez mais em casa no Bournemouth"

  1. Evanilson elogiou a exibição da sua equipa, o Bournemouth, após o surpreendente triunfo por 3-0 em casa do Manchester United.
  2. O avançado brasileiro referiu estar «muito feliz» e a sentir-se «cada vez mais em casa» no Bournemouth, graças ao apoio do grupo.
  3. Evanilson deixou rasgados elogios a Tiago Pinto, o diretor desportivo do Bournemouth que o contratou, chamando-lhe «uma grande pessoa» e «grande amigo».
  4. Apesar de jogar no Bournemouth, Evanilson revelou continuar a acompanhar de perto a vida do FC Porto, clube onde se formou e representou durante três temporadas, dizendo esperar que os 'dragões' sejam campeões nacionais este ano.

Nacional procura vencer fora de portas no terreno do V. Guimarães

  1. Última vitória do Nacional fora de portas foi a 12 de maio, na Liga 2, por 3-2 no Mafra
  2. Última vitória do Nacional na I Liga fora de casa foi a 9 de fevereiro de 2021, por 1-0 no Boavista
  3. Nacional não vence como visitante há 7 jogos, somando apenas 2 pontos
  4. Treinador do V. Guimarães, Moreno, quer dar «uma prenda aos adeptos» no último jogo do ano em casa

Rio Ave quer contratar o avançado brasileiro Gustavo Furtado

  1. Gustavo Furtado é a figura do último classificado da Liga grega, tendo marcado três golos em 13 partidas
  2. Evangelos Marinakis, que detém 80% da SAD rio-avista, é mencionado como uma peça importante nas negociações
  3. Gustavo Furtado cumpre a primeira temporada no Lamia, depois de duas épocas na equipa B do Panathinaikos
  4. O Transfermarkt atribuiu-lhe um valor de 350 mil euros

Prestianni à espera da sua oportunidade no Benfica

  1. Prestianni chegou ao Benfica em janeiro por 9 milhões de euros
  2. Começou a época como titular, mas perdeu espaço após a chegada de Bruno Lage
  3. Soma apenas 30 minutos de jogo desde que Lage assumiu o cargo
  4. Está a ser utilizado na equipa B do Benfica

Otamendi atrasado, mas pode jogar com o Estoril

  1. Otamendi ainda não chegou a Portugal
  2. Otamendi estava na Argentina para celebrar os 15 anos da filha
  3. Otamendi deve chegar a Lisboa hoje à tarde
  4. Lage diz que já houve outras situações em que foram dadas folgas extras a jogadores

Rui Borges, o treinador que está a fazer sonhar o Vitória de Guimarães

  1. O Vitória de Guimarães tem 12 vitórias e 2 empates nas provas europeias em 2024/2025
  2. Rui Borges já treinou equipas como Mirandela, Académico de Viseu, Académica de Coimbra, Nacional da Madeira, Vilafranquense, Mafra e Moreirense
  3. O Vitória de Guimarães está nos oitavos de final da Liga Conferência e acabará em segundo lugar a fase de grupos, atrás apenas do milionário Chelsea
  4. Rui Borges diz que "se os jogadores finalizassem todas as situações que têm tido estava feito, o presidente vendia dez jogadores em janeiro"

Otamendi presta emotiva homenagem à filha em dia de aniversário

  1. Otamendi viajou à Argentina para participar na celebração da 'quinceañera' da sua filha
  2. Mensagem de Otamendi destacou a 'bondade' e o facto de a filha continuar a ser o seu 'bebé' e 'companheira'
  3. Otamendi já regressou a Lisboa e juntou-se ao treino do Benfica antes do jogo com o Estoril
  4. Gesto de Otamendi revela a importância que dá à família ao longo da sua carreira

Jovem talento brasileiro junta-se aos sub-9 do Sporting

  1. Lukinha, um jovem talento brasileiro de apenas 9 anos, juntou-se aos sub-9 do Sporting
  2. O jogador viajou do Brasil com os pais para uma experiência de duas semanas na Academia Cristiano Ronaldo
  3. Lukinha tem passagens anteriores pela formação do Grémio e do Flamengo no Brasil
  4. «Uma mudança nas nossas vidas e mais um passo que damos no sonho dele. Tem a mudança de país que não é fácil, sabemos que tem muitas coisas para acontecer, mas é um passo de cada vez» - Pai de Lukinha