O Desportivo de Chaves enfrenta um desafio histórico sempre que visita o Estádio da Luz para defrontar o Benfica, sem nunca ter conseguido conquistar uma vitória como equipa visitante. O melhor que conseguiram foram dois empates, ambos no antigo Estádio da Luz, há mais de 35 anos. No atual recinto das águias, em jogos para a Liga, o Chaves enfrentou quatro vezes o Benfica e saiu derrotado em todas elas.
A última vez que o Chaves visitou o Estádio da Luz resultou numa derrota por 5-0, com golos marcados por David Neres, Grimaldo, Gonçalo Ramos, Petar Musa e Rafa, numa verdadeira goleada. O treinador dos flavienses na altura era Vítor Campelos. O histórico de confrontos entre as duas equipas no antigo reduto encarnado mostra 15 vitórias do Benfica em 17 jogos, com os restantes dois a terminarem em empate.
Empates Consecutivos Históricos
O Desportivo de Chaves conseguiu os seus dois únicos empates fora do seu reduto contra o Benfica em épocas consecutivas. Em 1986/1987 ficaram a zeros (0-0) e na época seguinte, em 1987/1988, registou-se um empate a 1-1, ambos sob a orientação de Raúl Águas. Desde então, todas as visitas do Chaves ao Estádio da Luz resultaram em derrotas.
Renovação na Equipa Chavense
Na última temporada, o onze inicial do Chaves era composto por Paulo Vítor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, João Queirós; Guima, João Teixeira, João Mendes; Jonny Arriba, Héctor Hernández e Issah Abass. Atualmente, a equipa é substancialmente diferente, com apenas quatro jogadores que se mantiveram. O treinador atual é Moreno Teixeira.
Na presente temporada, o Benfica venceu o Chaves no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves, com golos de Fredrik Aursnes e João Mário, este último de penálti.