Num momento histórico para o futebol português, a árbitra Catarina Campos, de 39 anos, foi designada para dirigir o jogo entre o Casa Pia e o Rio Ave, na 27.ª jornada da Liga Portugal. Esta é a primeira vez que uma mulher arbitra um encontro do principal campeonato masculino no país.
A partida, realizada às 15:30 no Estádio Municipal de Rio Maior, contou com uma saudação especial da plateia e uma homenagem dos dois clubes e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional à pioneira Catarina Campos, antes do apito inicial.
Elogios à árbitra
Segundo o treinador do Famalicão, Hugo Oliveira, “não há género, homem ou mulher, há qualidade. Se foi escolhida, tem qualidade e está preparada.”
O técnico recorda ter estado “no primeiro jogo na Premier League que teve uma árbitra, um jogo do Fulham. O jogo correu muito bem.”
O mesmo Hugo Oliveira acredita que “os árbitros têm muita qualidade”
e espera que Catarina Campos “um dia possa arbitrar um jogo do Famalicão, se acontecer, vai correr muito bem”
.
Percurso da árbitra
Internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e já teve outras experiências recentes no futebol masculino, ao dirigir jogos no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), bem como partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.
O jogo em questão opõe o Casa Pia, sétimo classificado, com 36 pontos, ao Rio Ave, 12.º, com 29, 12 acima da zona de despromoção direta e seis face à vaga de acesso ao play-off.