O Vitória de Guimarães despediu-se oficialmente de Jota Silva, extremo português que assinou pelo Nottingham Forest. O jogador de 25 anos representou os vimaranenses nas últimas duas temporadas, tendo-se destacado com exibições de alto nível que lhe valeram a chamada à Seleção Nacional e a inclusão no melhor onze da Liga Portugal 2023/2024.
Esta história durou o tempo suficiente para se tornar inesquecível. Obrigado, Jota!, escreveu o clube nas redes sociais, numa mensagem de despedida ao internacional português.
Transferência para o Nottingham Forest
Jota Silva chega ao Nottingham Forest, clube treinado pelo compatriota Nuno Espírito Santo, por uma verba de 7 milhões de euros, valor que pode atingir os 12 milhões mediante o cumprimento de objetivos. O jogador assinou um contrato válido até 2028, concretizando assim a sua primeira experiência fora de Portugal.
Antes de rumar a Inglaterra, Jota Silva vai disputar um último jogo pelos conquistadores, esta quinta-feira, frente ao Floriana, a contar para a segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. O avançado português pediu ao Nottingham Forest para o deixar viajar até Guimarães e o desejo foi concedido.
Passagem pelo Vitória de Guimarães
Jota Silva chegou a Guimarães em 2022, proveniente do Casa Pia. Nas duas épocas que vestiu a camisola do Vitória, o extremo realizou 83 jogos, anotando 20 golos e 11 assistências. As suas exibições de alto nível valeram-lhe a chamada à Seleção Nacional e a inclusão no melhor onze da Liga Portugal 2023/2024.
Antes de chegar aos vitorianos, Jota Silva passou por clubes como Sousense, Paços de Ferreira, Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia. A transferência para o Nottingham Forest representa a primeira experiência do jogador fora de Portugal, onde se destacou nas últimas duas temporadas.
Condições da Transferência
O Vitória de Guimarães ficará com 20% de uma futura venda de Jota Silva, enquanto o Casa Pia, clube que o formou, irá encaixar 2,1 milhões de euros (30% do valor base da transferência) e ainda terá direito a metade dos 20% de uma eventual venda futura.
Jota Silva, que celebra hoje o 25.º aniversário, deixa o futebol português após 63 jogos, 13 golos e 15 assistências na primeira divisão. O extremo internacional português vai agora enfrentar o desafio de se afirmar na Premier League, sob o comando do compatriota Nuno Espírito Santo.