O Sporting Clube de Portugal “acompanha com grande preocupação os recentes acontecimentos que envolvem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e as suas potenciais repercussões na representação do futebol português junto da UEFA”
. Num “momento importante para o futuro do futebol nacional”
, o clube de Alvalade considera “fundamental que Portugal mantenha uma voz ativa e influente nos órgãos de decisão do futebol europeu”
.
Nesse sentido, o Sporting alerta que “uma eventual perda de representação portuguesa no Comité Executivo da UEFA poderá comprometer a defesa dos interesses do futebol, fragilizando a posição de Portugal nas grandes decisões estratégicas do futebol europeu e mundial”
. Por isso, o Sporting “reforça a necessidade de estabilidade, bom senso e responsabilidade na gestão do futebol nacional, para que o país continue a ser um interlocutor respeitado e relevante no panorama internacional”
.
“posição institucional de compromisso com os grandes objetivos do futebol português”, esperando que seja
“sublinhado um amplo consenso nacional que priorize o interesse geral do futebol e do desporto”. ## Polémicas na Federação Portuguesa de Futebol A posição dos dois clubes surge após a troca de acusações entre o atual presidente da FPF, Pedro Proença, e o seu antecessor, Fernando Gomes, agora presidente do Comité Olímpico de Portugal. Gomes acusou Proença de ter usado o seu nome
“sem consentimento prévio ou mesmo informação”no apoio à sua candidatura ao Comité Executivo da UEFA. Esta polémica acontece numa altura em que decorrem as buscas da Polícia Judiciária na sede da FPF, no âmbito da Operação Mais-Valia.