O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou o mapa de castigos referente à 22ª jornada da Liga portuguesa, com destaque para o jogo entre Sporting de Braga e Gil Vicente.
O clube arsenalista foi multado em 714 euros pelos insultos proferidos pelos seus adeptos contra Guimarães, ao minuto 73 do encontro. O comunicado do CD detalha que «foi entoado em coro pelos adeptos afetos ao clube visitado, melhor identificados pelas suas vestes e cânticos de apoio durante o jogo, localizados na bancada nascente inferior, setores A7 e A8, o cântico: 'Guimarães é m****, Filhos da p***'».
Este incidente ocorreu precisamente uma semana antes do dérbi entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, rivais na cidade-berço. O Sporting de Braga já havia repudiado anteriormente tarjas provocatórias exibidas pelos seus adeptos em Guimarães, afirmando que «instiga ao ódio».
Já do lado do Gil Vicente, a equipa foi multada em 674 euros devido ao atraso de dois minutos no regresso ao relvado após o intervalo.