Objetivo: Vencer na Luz
O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, pediu hoje aos jogadores para fazerem um «reset» do passado recente, manifestando ambição de vencer o Benfica no Estádio da Luz, na 17.ª jornada da I Liga de futebol.
Os minhotos vêm de uma derrota em casa diante do Casa Pia (2-1) e só têm uma vitória nas últimas quatro rondas, somando mais dois empates caseiros. Carvalhal quer ver a sua equipa a «reinicializar a tudo o que fizeram individual e coletivamente» até agora. «Ano novo, vida nova. Quem merecer e trabalhar melhor durante a semana e consoante o plano estratégico para cada jogo será escolhido. Avançam os melhores, vamos escolher tendo em conta o que fizeram durante a semana e não em relação ao passado no clube», explicou.
Análise da equipa
O treinador considera que «a equipa tem tido três vertentes completamente diferentes, sendo sofrível e má em casa e excelente fora», recordando que é «a segunda melhor equipa do campeonato fora, e quando precisa de ganhar, ganha». É essa «equipa consistente e agressiva» defensivamente que quer ver na Luz.
Carvalhal revelou ter feito, juntamente com o presidente, António Salvador, «um trabalho de introspeção e focalização» durante a semana após o desaire com o Casa Pia, que espera que tenha reflexos no recinto dos 'encarnados'.
Confiança na vitória
Para o treinador, o jogo de sábado «não é de tudo ou nada», mas a ambição passa por vencer: «Espero um jogo muito difícil na Luz, contra uma equipa muito boa, com um excelente treinador, muito bem organizada e que ainda não perdeu em casa nas competições domésticas». Carvalhal admitiu que «não será uma tarefa fácil, mas os grandes desafios são para grandes homens».
Questionado sobre se o problema da equipa está relacionado com os egos no plantel, o treinador considerou que não, mas admitiu existir nervosismo, sobretudo em casa. «Isso podia ter consistência se, seis dias antes, no Santa Clara, isso se tivesse verificado e não foi assim, a equipa uniu-se, jogou bem coletivamente, contra um adversário muito difícil e há outros exemplos [de jogos]. Questões relacionadas com o ego são normais em todas as equipes do mundo. O Real Madrid tem 20 e tal egos e consegue fazer uma equipa. O nervosismo atrapalha, sim, temos escalpelizado isso e mais perto do próximo jogo em casa vamos aprofundar isso e resolver essa questão definitivamente», explicou.
Novidades na convocatória
O avançado Fran Navarro é reforço dos bracarenses até ao final da temporada por empréstimo do FC Porto e está convocado para a deslocação a Lisboa, revelou o treinador, enquanto Rafik Guitane regressou ao Estoril Praia, que o tinha emprestado aos bracarenses no final de agosto.