Após um período de votação entre os sócios, o nome da antiga e popular adepta «Melinha» foi o mais votado, com 426 votos num total de 1.330 votos válidos.
O Sporting de Braga anunciou que o novo estádio, com capacidade para cerca de 2.500 pessoas, será a casa das suas equipas B e feminina a partir da próxima temporada. A opção Estádio Amélia Morais superou outras propostas como Estádio Bracara Augusta (369 votos), Estádio Centenário (288 votos) e Estádio Carlos Baptista (247 votos).
Segundo o clube, Amélia Morais, falecida em 2022 aos 86 anos, foi uma embaixadora do Sporting de Braga, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua presença constante nos jogos e pela imagem de simpatia que transportava para todos os estádios e destinos onde o Sporting de Braga se deslocava, tornando-se um ícone da massa adepta e uma figura muito estimada.
O clube salienta que o nome de Amélia Morais continuará a simbolizar, através do novo estádio, a natureza popular de um clube cuja história se associa às pessoas e à comunidade, sem distinção entre géneros, origens ou condições sociais.