FC Porto vende David Carmo ao Nottingham Forest por até 15 milhões de euros

  1. Transferência de David Carmo do FC Porto para o Nottingham Forest por até 15 milhões de euros
  2. Carmo será imediatamente emprestado ao Olympiacos
  3. FC Porto fica com 10% de uma mais-valia futura na venda do jogador
  4. Carmo chegou ao FC Porto em 2022 por 20,3 milhões, recorde entre clubes portugueses

Transferência em três tempos


O FC Porto anunciou este domingo a venda do defesa-central David Carmo ao Nottingham Forest, da Premier League inglesa, num negócio que poderá render até 15 milhões de euros aos cofres dos dragões. No entanto, o internacional angolano não ficará no clube inglês, sendo de imediato emprestado ao Olympiacos, da Grécia.


«A SAD do FC Porto anunciou, este domingo, um acordo com o Nottingham Forest Football Club para cedência a título definitivo dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de David Carmo. A transferência do central é realizada pelo valor total de 15 milhões de euros, 11M correspondentes a uma remuneração fixa e 4M em variáveis», pode ler-se no comunicado enviado pelos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Cláusulas adicionais


O acordo contempla ainda 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos do jogador e os dragões assumem a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade, declarando que terão encargos com serviços de intermediação de 5% sobre o valor total.


David Carmo, de 25 anos, chegou ao FC Porto no verão de 2022, após deixar o Sporting de Braga por 20,3 milhões de euros, na transferência mais avultada de sempre entre clubes portugueses. No entanto, o defesa-central nunca se afirmou nas opções do ex-treinador Sérgio Conceição, que o relegou para a equipa B, da II Liga, em dezembro de 2023, devido a «conduta inadequada».

Reintegração e despedida


Essa decisão precedeu uma experiência de meio ano no Olympiacos, que abdicaria de exercer a opção de compra prevista no acordo de empréstimo, tendo a promoção do ex-adjunto Vítor Bruno como sucessor de Sérgio Conceição favorecido a reintegração do luso-angolano no plantel 'azul e branco' na transição para 2024/25.


David Carmo foi suplente utilizado na reviravolta vitoriosa sobre o campeão nacional Sporting (4-3, após prolongamento) na Supertaça Cândido de Oliveira, em 3 de agosto, em Aveiro, mas não saiu do banco nas duas primeiras jornadas da I Liga e despediu-se com 28 jogos pela equipa principal, mais seis pelo conjunto B.

Saída da defesa do FC Porto


Vencedor de uma Taça de Portugal pelo FC Porto em 2022/23, reeditando o feito alcançado ao serviço do Sporting de Braga em 2020/21, o central tornou-se a oitava saída dos 'dragões' na janela de transferências de verão, e terceira no eixo defensivo, após o ex-capitão Pepe, que encerrou a carreira profissional, e João Marcelo, cuja cláusula de compra definitiva foi exercida pelos brasileiros do Cruzeiro.


Agora, David Carmo assina por cinco épocas com o Nottingham Forest, até 2029, mas ruma de imediato ao Olympiacos, clube grego que já representou na segunda metade da época passada, por empréstimo dos ingleses. «O defesa chegou ao clube por um contrato de cinco anos e passará a temporada 2024/25 emprestado ao Olympiakos», pode ler-se no comunicado do clube orientado por Nuno Espírito Santo.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense