A Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou que deteve dois adeptos durante a 1ª jornada dos campeonatos profissionais de futebol, em incumprimento de medidas cautelares de interdição de acesso a recintos desportivos.
Segundo o comunicado da direção nacional da PSP, um adepto de 30 anos foi detido no jogo entre a UD Leiria e o Vizela, da 1ª Liga, por «incumprimento de medida cautelar de interdição de acesso a recintos desportivos». Esta medida foi imposta pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) após o suspeito ter deflagrado um artigo de pirotecnia no jogo entre a União de Leiria e o SC Braga B, realizado em abril de 2023.
Dois casos de desobediência à interdição
«A situação diz respeito ao jogo União de Leiria x Vizela, em que 1 homem de 30 anos foi detido pela PSP por incumprimento de medida cautelar de interdição de acesso a recintos desportivos. Esta medida foi imposta pela APCVD em virtude de o suspeito ter deflagrado um artigo de pirotecnia no jogo entre a União de Leiria e o Sporting de Braga B, que teve lugar em abril de 2023», pode ler-se no comunicado.
O adepto foi detido e notificado para comparecer perante a autoridade judicial competente, mas «passados 25 minutos após a sua libertação, o suspeito voltou a ser intercetado pela PSP no interior do recinto desportivo, incorrendo assim em crime de desobediência, tendo sido novamente detido».
Outro adepto detido no Famalicão-Benfica
Nesta 1ª jornada, a PSP deteve também um adepto no jogo entre o Famalicão e o Benfica. Tratava-se de um jovem de 22 anos que também estava interdito de aceder a recintos desportivos durante um ano por ter deflagrado um artigo de pirotecnia no jogo entre o Famalicão e o Sporting, em novembro de 2022.
«Apesar de se encontrar isolado do grupo organizado de adeptos a que pertence e noutra bancada, o adepto foi detetado em incumprimento da medida de interdição pelos polícias em serviço, que procederam à sua detenção», refere a PSP.