Sporting de Braga desiste de projeto em Fão devido a incumprimento do contrato-promessa

  1. O Sporting de Braga anuncia a desistência do projeto para o Complexo Desportivo de Fão
  2. 27 de março de 2023
  3. A SAD dos arsenalistas acusa o Clube de Futebol de Fão de «sucessivo e persistente incumprimento» do contrato-promessa de compra e venda
  4. O Complexo Desportivo de Fão tem servido de casa para algumas equipas do Sporting de Braga, incluindo a equipa B que joga na Liga 3

O Sporting de Braga anunciou, através de um comunicado emitido na segunda-feira, 27 de março, a desistência do projeto que tinha para o Complexo Desportivo de Fão, no concelho de Esposende. A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) dos arsenalistas acusa o Clube de Futebol de Fão de «sucessivo e persistente incumprimento» do contrato-promessa de compra e venda formalizado em 2018 entre os dois clubes e a Câmara Municipal de Esposende.

Segundo o comunicado, desde o momento da negociação e outorga do contrato-promessa, «tanto o CF Fão como a Câmara Municipal de Esposende assumiram a obrigação de legalizar o imóvel de forma a ser possível celebrar a escritura definitiva em curto espaço de tempo». No entanto, «por facto não imputável à SC Braga – Futebol, SAD, volvidos quase seis anos o Complexo Desportivo ainda se encontra ilegal por não ter licença de utilização».

Promessa de indemnização e reembolso de despesas

A SAD do Sporting de Braga refere ainda que «apesar dos compromissos e obrigações contratuais assumidos e do sinal prestado, o CF Fão tem, ao longo dos últimos anos, obstado à celebração da escritura do contrato prometido, mantendo o imóvel ilegal de forma a evitar que a SC Braga – Futebol, SAD, inclusive, pudesse executar o contrato promessa com segurança de que o mesmo estaria apto ao fim a que se destina».

Perante este cenário, a SAD dos guerreiros afirma que «não lhe resta outra opção a não ser desistir e abdicar do projeto que tinha para o Complexo Desportivo de Fão». No entanto, a SAD garante que «não deixará de exigir ao CF Fão, aos seus representantes e outros responsáveis, a indemnização devida pelo incumprimento contratual, bem como o ressarcimento de todos os danos causados e o reembolso das despesas suportadas com o Complexo Desportivo ao longo dos últimos anos».

Projeto Guerreiros do Futuro – Fão mantém-se

O Complexo Desportivo de Fão tem servido, desde então, de casa para algumas equipas do Sporting de Braga, nomeadamente para os jogos da equipa sub-23 que disputa a Liga Revelação e a equipa B, que atualmente disputa a Liga 3. A equipa principal chegou a disputar, já na pré-época 2024/25, um jogo de preparação ante o Moreirense, na passada quarta-feira.

Consciente e orgulhosa do «enorme contributo desportivo e social alcançado ao longo deste período, nomeadamente com o projeto Gverrreiros do Futuro – Fão», a SAD do Sporting de Braga «anuncia que envidará todos os esforços para garantir a continuidade do projeto, no melhor interesse das crianças, dos jovens e das famílias que nos têm confiado a sua formação futebolística e humana».

Dragões têm dominado em Guimarães nos últimos anos

  1. Neste milénio, os dragões só lá perderam duas vezes para a Liga
  2. Nos últimos sete anos e meio, o FC Porto venceu sete jogos e só empatou um em Guimarães
  3. A última derrota do FC Porto em Guimarães aconteceu em 2016, quando Sérgio Conceição, então treinador do Vitória, conseguiu uma vitória por 1-0
  4. Nos últimos 24 anos, em Guimarães, os dragões têm mandado, com poucas exceções

Lage: «Não há jogadores do Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

  1. «Não há jogadores do Roger Schmidt ou do Bruno Lage, são do Benfica»
  2. Lage afirmou que todos os jogadores têm a porta aberta para o onze titular
  3. Alguns jogadores demoram mais tempo a adaptar-se devido à «cultura e chegada a um novo clube»
  4. Lage garantiu que todos os jogadores, incluindo Seferovic, têm oportunidade de mostrar o seu valor

Jogadores unem-se contra calendário apertado

  1. Rodri, médio do Manchester City, é o porta-voz deste movimento de jogadores
  2. Alisson (Liverpool) e Bernardo Silva (Manchester City) também se juntaram ao protesto
  3. Jogadores querem estar sempre no seu melhor, mas sobrecarga de jogos prejudica o espetáculo

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário