Jogadores portugueses continuam a afirmar-se no panorama futebolístico internacional, com várias movimentações registadas nesta época de transferências.
O avançado venezuelano Jhonder Cádiz, que representava o Famalicão, foi oficialmente apresentado esta terça-feira como reforço do Club León, do México. Já o lateral-direito Costinha, ex-Rio Ave, junta-se ao Olympiacos, campeão em título da Liga Conferência, enquanto o Sporting de Braga apresentou o seu mais recente reforço, o avançado espanhol Roberto Fernández, ex-Málaga.
Cádiz rumo ao futebol mexicano
Jhonder Cádiz, de 27 anos, despediu-se do clube português, onde atuou durante a última temporada, e agora inicia uma nova etapa da carreira no futebol mexicano. «Amadureci e cresci muito», afirmou o internacional venezuelano, que rendeu 3 milhões de euros ao Famalicão com a sua transferência.
Cádiz chegou a Portugal em 2021, proveniente do Nashville SC, dos Estados Unidos, e fez 33 jogos pelos minhotos, apontando 7 golos.
Costinha reforça o Olympiacos
Já Costinha, lateral-direito de 22 anos, deixa o Rio Ave após seis temporadas no clube vila-condense e junta-se ao Olympiacos, campeão em título da Liga Conferência. O defesa, que integrou o Onze Ideal da I Liga na época passada, foi oficializado como reforço do clube grego, onde se irá juntar a outros portugueses como Rúben Vezo, Chiquinho e Gelson Martins.
«Despede-se assim do seu clube da formação depois de uma época em que apontou cinco golos e as mesmas assistências em 37 jogos disputados pelo emblema vila-condense, que fechou o campeonato na 11.ª posição», pode ler-se no comunicado do Olympiacos.
Roberto Fernández reforça o Sp. Braga
Por outro lado, o Sporting de Braga apresentou o seu mais recente reforço, o avançado Roberto Fernández, ex-Málaga. O jogador espanhol, de 27 anos, mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de se juntar aos «guerreiros» do Minho.
«Vejo com muita ilusão, com muita vontade para esta nova aventura para mim. E também com vontade de poder ajudar a equipa e o clube para devolver a confiança tanto ao míster quanto ao presidente», afirmou Roberto Fernández, que apontou 20 golos na época passada ao serviço do Málaga, no terceiro escalão espanhol.
O novo reforço dos minhotos descreveu-se como «um jogador rápido, com muita garra, que gosta de ajudar a equipa com bons golpes de cabeça e golos», revelando que a oportunidade de «jogar na Europa num clube como o Sp. Braga encantou-me». Roberto Fernández, que assinou um contrato válido por cinco temporadas, espera «aproveitar para seguir a crescer na carreira» e prometeu «dar o máximo, ajudar a equipa a lutar por todas as competições, no Campeonato e nas taças».