A Liga Portugal, a entidade que gere o futebol profissional em Portugal, emitiu na passada sexta-feira um comunicado a revelar todas as condições a ter em conta no sorteio do calendário das competições da I Liga (1.ª divisão) e II Liga (2.ª divisão), que se realizará este domingo, dia 30 de julho, a partir das 17h00, no Convento do Beato, em Lisboa.
De acordo com o comunicado, tal como é habitual, «as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias» não poderão defrontar-se entre si ou equipas das regiões insulares (Açores e Madeira) nas primeiras quatro jornadas da época.
Restrições para equipas nas competições europeias
Nas jornadas 6, 7, 9, 10, 14, 19, 22, 25, 29 e 32, «não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League», refere o comunicado da Liga Portugal.
Além disso, a entidade liderada por Pedro Proença procura «evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições».
Evitar confrontos consecutivos entre os melhores
Outras condicionantes prendem-se com a necessidade de evitar que determinadas equipas joguem consecutivamente em casa ou fora contra as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média, nomeadamente o SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga e Vitória SC.
Adicionalmente, na mesma jornada, algumas equipas não podem coincidir na condição de visitadas, por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos, como é o caso do SL Benfica e Sporting CP, FC Porto e Boavista FC, Vitória SC e SC Braga, entre outras.
Particularidades da II Liga
Quanto à II Liga, o comunicado da Liga Portugal revela que a segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira, e que na mesma jornada, por solicitação das forças de segurança, as equipas FC Felgueiras e FC Paços de Ferreira não podem coincidir na condição de visitadas.
Outras circunstâncias regulamentares para a II Liga incluem a obrigatoriedade da equipa da U. Leiria jogar a 17.ª jornada na condição de visitante, e a impossibilidade de SCU Torreense e FC Alverca, bem como FC Vizela e FC Felgueiras, jogarem simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada.