Portimonense e SC Braga: Jogo decisivo na luta pela manutenção

  1. Portimonense precisa de vencer para escapar aos lugares de descida.
  2. SC Braga tem a chance de aumentar a distância para o Vitória de Guimarães.
  3. Último jogo de Artur Jorge como treinador do SC Braga.

Chaves e Vizela perderam, o Portimonense pode alargar a vantagem para os últimos lugares; bracarenses com chance para fugirem novamente ao Vitória de Guimarães, no último jogo de Artur Jorge como seu treinador.

Portimonense vs. SC Braga: A luta pela manutenção e despedida de Artur Jorge


Com início às 20:15h no Portimão Estádio, Portimonense e SC Braga encerram a 27.ª jornada da liga. Em caso de triunfo, os algarvios (16.º, com 23 pontos) escapam aos seus adversários diretos na luta pela manutenção, nomeadamente o Vizela (17.º, com 21 pontos) e Chaves (18.º, com 19 pontos) e também apanham o Estrela da Amadora (15.º com 26 pontos) e Rio Ave (14.º, também com 26 pontos). Os bracarenses, com 53 pontos, têm ensejo de reporem a distância de três com que partiram para esta ronda e livrarem-se da companhia do Vitória de Guimarães, o grande rival minhoto.

Confronto Histórico e Tendências


Nos 41 jogos entre os dois clubes na Liga, o SC Braga leva clara vantagem sobre o Portimonense, somando 22 triunfos, contra nove dos algarvios, registando-se ainda nove empates. Na totalidade de jogos oficiais (48), as vitórias dos bracarenses passam para 26, contra doze do conjunto algarvio. No entanto, a jogar em casa, o Portimonense inverte essa tendência e venceu 10 das 23 ocasiões em que se defrontaram.

Portimonense em Crise


Em ciclo negativo, o Portimonense não ganha há sete jogos, somando duas derrotas consecutivas e não apontando qualquer golo há 370 minutos. Em casa não vence há cinco encontros e nos últimos dez só derrotou o Farense e o Boavista. Na jornada anterior perdeu (0-1) no Estoril. Carlinhos estará ausente devido a cartão amarelo, sendo uma baixa significativa na equipa algarvia.

SC Braga em Alta


A atravessar fase positiva, o SC Braga não perde há seis jogos, tendo obtido cinco vitórias e um empate em Vila do Conde. Fora de casa os bracarenses não sofreram golos nos dois últimos jogos e na jornada anterior venceram o Gil Vicente. No entanto, o treinador Artur Jorge enfrenta problemas na defesa devido a lesões.

Estatísticas e Dados Curiosos


Nos últimos anos tem-se acentuada a supremacia do SC Braga sobre o Portimonense. O avançado Simon Banza destaca-se como um dos melhores marcadores do campeonato, contribuindo significativamente para os golos dos bracarenses.

Declarações dos Envolvidos


«Não fugimos à realidade de que a posição é delicada. Mas vai sair dela quem souber lidar com ela. E nós temos que saber lidar com ela. Temos andado aqui nos últimos anos a fugir dela, umas vezes melhor, outras nem tanto. Sabemos que é delicada, mas também é para mais sete ou oito. Portanto, ninguém aqui mete a cabeça debaixo da areia ou vai tremer por causa da posição. A posição não joga. O que joga é o que nós preparamos e aquilo que vai a terreno amanhã [hoje]. E quem tiver essa galhardia, essa coragem, certamente mais facilmente sairá das posições que mais lhes interessa. Não podemos andar aqui a tremelicar, que isso não leva ninguém a lado nenhum.» - Paulo Sérgio, treinador do Portimonense

«Botafogo? A minha realidade neste momento é o SC Braga, fazer o jogo de Portimão e ganhar o jogo para depois falarmos sobre o meu futuro. Aquilo que procuramos e que queremos fazer é encurtar distâncias para o 3.º lugar que é isso que podemos conseguir, caso ganhemos. Não podemos olhar para mais nada. O que vamos ter pela frente é o reencontrar de um adversário que já defrontámos duas vezes este ano, sabemos da capacidade e do momento que o Portimonense atravessa nesta altura. Mas, o nosso objetivo é somar três pontos, pois a faltarem oito jogos não podemos desperdiçar oportunidades.» - Artur Jorge, treinador do SC Braga

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário