Dérbi do Minho: Antecipação de um clássico repleto de rivalidade

A semana de preparação deste clássico, que ultrapassou largamente as fronteiras de um dérbi regional do Minho, é necessariamente diferente nos grupos de trabalho das duas coletividades e nas suas bases de apoio. O sentimento de uma rivalidade diferente tem-se desvanecido nos últimos anos, em especial no que aos planteis diz respeito, uma vez que os jogadores hoje em dia ficam pouco tempo nos clubes e não criam laços de ligação tão fortes como aconteceu no passado.

Esta ideia é contrariada pelas raras exceções do futebol dos nossos dias em que se transformaram iconicamente os jogadores Matheus, que defende a baliza minhota há uma década, e Ricardo Horta, que é detentor de vários recordes e é o capitão bracarense, onde joga há oito épocas consecutivas. Os jogadores oriundos da formação, nascidos localmente ou não, também encarnam a mística dos clubes de um modo diferente. Nas duas situações descritas os jogadores conseguem passar para o restante plantel a importância que estes jogos assumem, especialmente para os adeptos dos dois clubes, e a informação na atualidade, acessível a todos, também não passa ao lado dos intervenientes do duelo minhoto, quer ele se realize em Braga ou em Guimarães.

A rivalidade observada nas bancadas nos dias de jogo é positiva, desde que a mesma não resvale para comportamentos desviantes que originem violência. Esta deve estar sempre separada do futebol e nunca deve ser fomentada uma caminhada lado a lado.

A polícia tem tido estratégias diferentes para conduzir os adeptos visitantes, em qualquer das cidades, para o estádio em segurança, ainda que existam exemplos no passado de entradas tardias propositadas no recinto do jogo que não se devem repetir. Os adeptos são parte essencial do espetáculo, pelo que se conseguem ver jogos em que o seu início é retardado ou mesmo adiados se os adeptos visitantes não chegarem em tempo útil. Claro que isto acontece em países em que é valorizada a presença das pessoas nas bancadas e Portugal está muito distante desse grupo, infelizmente.

A preparação brácara para este jogo já foi feita a pensar na indisponibilidade, por motivos físicos ou disciplinares dos jogadores, e daqueles que partiram para representar os países de origem ou de opção na CAN 2024. Estas condicionantes pouco ou nada contam no momento em que a bola começa a rolar, desejavelmente com os adeptos das duas equipas já acomodados nos seus lugares.

O jogo deste dérbi intenso será disputado na Pedreira, no dia de Reis, cujo frio não se sentirá certamente durante o seu decurso. Veremos, pois, quem sai coroado deste confronto, ainda que o contexto atribua algum favoritismo ao SC Braga, sendo certo que ele nada contribuirá para marcar golos e vencer a partida se os jogadores não desempenharem com competência a sua função ao longo do tempo de jogo.

Faço votos para que o futebol saia dignificado e o evento decorra sem incidentes que se lamentem à posteriori, mesmo que o meu desejo seja de ver o universo braguista feliz com o resultado ocorrido. Que role a bola no relvado sem incidentes, pois, há mais vida para além do futebol.

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece