Minho recebe o «dérbi dos dérbis»: «É maior que um Sporting-Benfica»

  1. O dérbi entre SC Braga e Vitória SC é conhecido como o «dérbi dos dérbis»
  2. Luís Filipe, antigo lateral português, já viveu este jogo pelo SC Braga e pelo Vitória SC
  3. Os adeptos do Vitória SC aparentam viver mais intensamente este jogo

Este sábado a cidade de Braga, e o Minho em geral, vai parar para mais um duelo - o 151º na história entre as duas equipas - entre dois dos maiores clubes nacionais e porta-estandartes da sua região, SC Braga e Vitória SC. É um confronto que vai além do sucesso desportivo de ambas as equipas, embora esteja ligado, e que coloca em jogo o amor pela sua cidade e a fama de «domínio territorial».

Para tentar perceber esta rivalidade, o zerozero foi falar com quem já a viveu na 1ª pessoa, dentro das quatro linhas, e o eleito foi Luís Filipe, antigo lateral português, que faz parte de um restrito lote de jogadores a ter representado os dois clubes e um ainda mais restrito lote de atletas a ter vivido este «dérbi dos dérbis», como o próprio apelida, dois dois lados das trincheiras.

«É um dérbi daqueles à séria. Mais vivido intensamente da parte dos adeptos do Vitória do que da parte do SC Braga. Pelo menos eu sempre senti isso. É um dérbi que qualquer uma das equipas quer ganhar e aquele jogo é quase como ganhar uma competição ou uma taça. É visto dessa forma. O que mais me recordo é que os jogos em Guimarães eram sempre mais complicados, principalmente quando fui lá como jogador do SC Braga, do que o contrário. Todos conhecem o fervor que os adeptos do Vitória têm e num dérbi como este ainda mais fervorosos ficam. Passei por algumas fases complicadas, como atacarem o nosso autocarro, quando estava no SC Braga. Não devia acontecer, mas, de certa forma, acaba por empolgar-nos ainda mais. É, sem dúvida, o dérbi dos dérbis», começa por explicar-nos.

E porque é que os adeptos do Vitória SC aparentam viver mais intensamente este jogo? Luís Filipe olha para algo além do desporto: «O Braga está na capital de distrito e se calhar os vitorianos acham que deviam ser maiores que Braga. Não sei se há um síndrome de inferioridade, ou não, que não tem razão de existir, porque são dois clubes enormes, com uma massa associativa enorme. Mas sei que sentem mais o jogo que os adeptos do SC Braga. São os adeptos mais fervorosos e, por vezes, ultrapassam os limites.»

«Eu vivi-os de maneira diferente. Em Braga e no Vitória vivi-os mais por dentro, jogava com bastante regularidade, ao contrário dos dérbis que fiz pelo Benfica e Sporting, onde muitas vezes não participava. Logo aí, para mim, há uma diferença grande. Braga e Vitória, para mim, é um dérbi muito maior do que um dérbi entre Sporting e Benfica. Apesar de ser um grande dérbi, não tem a intensidade e rivalidade que existe entre SC Braga e Vitória SC, talvez por serem duas cidades diferentes. Logo aí já há rivalidade de cidade. No Sporting e Benfica é só rivalidade de clube. Acho que essa rivalidade de cidade é que o torna o dérbi dos dérbis», conclui.

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece