Braga propõe eliminar nos estatutos a manutenção da maioria na SAD

  1. O Sporting de Braga vai propor a alteração dos estatutos em assembleia-geral extraordinária
  2. A alteração pretende eliminar a obrigação de manter a maioria do capital social e votos na SAD
  3. A assembleia-geral extraordinária está marcada para o dia 3 de fevereiro
  4. A proposta também inclui a mudança da data de constituição do clube e alterações no emblema
  5. A Qatar Sports Investment possui 29,60% das ações da SAD do Braga

A assembleia-geral extraordinária está agendada para o dia 3 de fevereiro, onde os sócios do Braga terão a oportunidade de votar a proposta de alteração dos estatutos. O ponto em questão diz respeito à participação do clube na sociedade anónima desportiva (SAD) e pretende eliminar a obrigação de manter a maioria do capital social e os votos correspondentes.

No momento, o Sporting de Braga detém 36,99% das ações da SAD, enquanto a Qatar Sports Investment possui 29,60% e a Sundown Investments detém 17,04%. Os restantes 16,37% estão nas mãos de outros acionistas.

Além desta alteração, o clube também propõe a mudança da data de constituição para 21 de fevereiro de 1921, um mês após a data oficial atual. Essa mudança está relacionada com o registo e formalização do clube no Governo Civil de Braga, que ocorreu no dia 19 de fevereiro.

Outra proposta relevante diz respeito à apresentação de candidaturas para eleições. Antes, as listas de candidatos precisavam ser subscritas por um mínimo de cinquenta sócios, mas a nova proposta estabelece que as listas devem ser subscritas por sócios com pelo menos quinze anos de filiação e representando um mínimo de cinco mil votos, excluindo os elementos que as integram.

Os novos estatutos também prevêem a possibilidade de alterações no emblema do clube, que atualmente é o da cidade de Braga. A proposta dos novos estatutos destaca que o emblema do Sporting de Braga é a imagem representativa do clube e será submetida à aprovação dos sócios em assembleia-geral.

A assembleia-geral extraordinária do Sporting de Braga está marcada para o dia 3 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos do Braga.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário