Para sair da Pedreira com um triunfo e igualar o Braga na tabela, o Vitória terá de encontrar forma de 'bloquear um ataque de alto nível', defende Manuel Machado. O técnico que orientou os vitorianos em seis dérbis e fez 87 jogos diz que não há motivos para a equipa disputar o dérbi 'com inibições'.
'O Braga tem uma qualidade ofensiva de alto nível, é a equipa com melhor rendimento e, se não houver um bloqueio eficaz dessa capacidade individual de uma mão-cheia de jogadores do adversário, dificilmente conseguirá chegar à vitória', acrescenta o técnico, que orientou os vimaranenses em 87 jogos. 'O Vitória tem capacidade, ao nível da transição, de fazer golo, mas parece-me fundamental uma grande coesão defensiva. A segurança defensiva será fundamental e determinante, porque o Braga é fantástico em termos ofensivos', reforça.
Manuel Machado sublinha que 'o momento de cada equipa é diferente', mas encontra aspetos que o levam a perspetivar a possibilidade de o Vitória enfrentar o Braga 'olhos nos olhos', como aconteceu nas duas visitas na época passada, quando perdeu, por 1-0 para o campeonato, e por 3-2 para a Taça de Portugal, este depois de estar a ganhar por 3-2. 'São públicas as dificuldades financeiras que o Vitória atravessa, o que limita a construção de um plantel com jogadores de maior valia. O Braga tem jogadores do mais alto nível, que o equipara aos três grandes. Apesar das limitações, o Vitória tem feito uma campanha de grande qualidade', considera.