Walter Gargano, mítico médio-defensivo do Nápoles, ainda em atividade nos uruguaios do River Plate, recorda com emoção os anos que passou na cidade italiana. Ao longo de seis temporadas, Gargano disputou 235 jogos pelo Nápoles, conquistando uma Taça de Itália e uma Supertaça. No entanto, para o jogador uruguaio, o momento mais marcante foi a recente conquista do campeonato italiano pelo clube.
"Depois de tanto tempo, poder ver essa gente a desfrutar de tão ansiado título é muito bonito. Nós estivemos perto muitas vezes com um grande grupo, infelizmente ficamos só com as taças. É um orgulho ver esta cidade a festejar, é um grande trabalho do presidente, um processo com muito tempo. Cidade e clube estão sempre de braço dado", afirma Gargano.
O antigo médio é conhecido pela sua ligação forte à identidade uruguaia e fez parte de uma icónica geração de jogadores que incluía nomes como Suárez, Cavani e Lavezzi. No entanto, Gargano afirma que a sua experiência em Nápoles foi única e que a paixão dos adeptos da cidade pelo futebol é algo extraordinário.
"O que passei no clube foi algo único, uma fase fantástica numa cidade que respira paixão pelo futebol. Só não digo que foi o melhor da minha vida, porque vestir a camisola do Uruguai é superior a isso", destaca o jogador.
Gargano também falou sobre a influência de Diego Maradona na cidade de Nápoles e no clube. "Ele é e será sempre o maior para os cidadãos napolitanos e argentinos. Se chegas das América do Sul, querem-te logo muito e relacionam-te com Maradona. Cada argentino, então, é amado, tudo por conta de Maradona", explica.
Atualmente, Gargano acompanha as ambições do Nápoles na Liga dos Campeões e destaca o desafio que será enfrentar o Braga. "O Nápoles está na Champions para alcançar grandes resultados, demonstrou a sua força contra o Real Madrid. O Braga é também uma grande equipa, que será um rival complicadíssimo para o Nápoles. O certo é que são tudo adversários motivadores de defrontar", afirma o jogador.
Gargano também elogia o compatriota Rodrigo Zalazar, jogador do Braga, e acredita que ele tem o potencial para jogar num grande clube europeu. "Demonstrou já na Alemanha o grande jogador que é, e agora passou a ser em Braga. Rodrigo está em grande plano e tem tudo para jogar pela seleção do Uruguai. É muito completo e terá, inevitavelmente, as suas oportunidades. E provará todo o talento que tem", afirma Gargano.