Deco: "Portugal é o meu país"

  1. Deco nasceu e cresceu no mundo do futebol
  2. Deco vestiu 75 vezes a camisola da seleção nacional
  3. Deco está diretamente envolvido na entrada da Boali, um grupo brasileiro de restaurantes de alimentação saudável, em Portugal
  4. Deco afirma que "Portugal é o meu país"

O antigo jogador do FC Porto agora no mundo dos negócios

Deco nasceu e cresceu no mundo do futebol, mas hoje em dia também 'marca golos' no mundo dos negócios. O antigo jogador do FC Porto vestiu 75 vezes a camisola da seleção nacional e admite que Portugal é "muito especial", motivo pelo qual está diretamente envolvido na entrada da Boali, um grupo brasileiro de restaurantes de alimentação saudável, no nosso país. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o ex-internacional português assume o carinho que mantém pelo território nacional - em especial pela cidade Invicta - e não tem dúvidas em afirmar: "Portugal é o meu país".

A aposta na alimentação saudável

Sobre a aposta no 'mundo' da alimentação saudável, Deco explica que, atualmente, há uma maior consciencialização neste sentido, mesmo por parte dos seus colegas de profissão e dos próprios clubes: "Há uma diferença entre o passado e agora". "Em casa, a minha mulher é obcezada com a alimentação saudável e os meus filhos também dominam muito mais o tema. Isto começou por um problema que tínhamos num centro de campos que temos no Brasil, para jogar futevólei. Abrimos há dois anos e temos um restaurante no meio dos campos. A nossa ideia inicial era que esse restaurante fosse de comida saudável e tudo se juntou." Quando Deco e Rodrigo Barros, CEO da Boali, se juntaram para falar sobre o projeto de expansão da marca para Portugal, "surgiu a oportunidade". "Além de saber do potencial da Boali, acho que é uma coisa nova que me agrada trazer para Portugal", acrescenta o antigo jogador.

O passado como jogador

"Talvez não [risos]. Mentiria se dissesse que foi. Essa consciência da alimentação foi crescendo. Há uma diferença entre o passado e agora. Não que não existisse naquela altura, mas era uma coisa pouco estudada. Era tudo mais básico", assume Deco. "Hoje em dia os jogadores são mais conscientes e os clubes também. Hoje a informação que temos ao nosso dispor é muito maior. A pesquisa aumentou muito nos últimos anos. Acredito que os jogadores têm mais conhecimento hoje do que no passado", acrescenta.

Envolvimento em Portugal

"Portugal para mim é a minha casa, onde me sinto bem, principalmente no Porto," começa por dizer Deco, realçando a importância que o país tem na sua vida. "Quando cheguei, comecei por viver em Lisboa e depois fui para o Porto. Os meus filhos nasceram e cresceram aqui. No fundo, Portugal é o meu país e qualquer coisa que eu faça e que possa estar relacionada com Portugal, será sempre um prazer." Apesar de ter funções importantes em Espanha, como diretor desportivo do Barcelona, Deco assegura que estará presente em Portugal "sempre que puder", uma vez que tem casa no Porto. "A Lisboa venho muito pouco, ao Porto vou sempre mais, porque tenho lá casa. Sempre que puder, vou estar presente."

Anselmi lamenta a morte do Papa e aborda polémicas disciplinares no FC Porto

  1. Partiu um grande homem. Aprendi muito com ele, pelo lugar que ocupo. Foi um exemplo, porque somos comunicadores. O Mundo perdeu um grande líder.
  2. Este tipo de episódios merecem-me diferentes reflexões porque como líder tenho de ter uma postura clara.
  3. O importante é o compromisso, não com Anselmi, mas sim com o FC Porto, com a profissão, com o lugar privilegiado que têm e com os companheiros.
  4. Este tipo de incidentes prejudicam o foco da equipa nos objetivos da temporada