Mourinho sobre o Real Madrid: "Pode-se dizer não" a Florentino Pérez

  1. Mourinho não foi despedido do Real Madrid.
  2. Mourinho tem mais um ano de contrato com o Benfica.
  3. Dedic e Aursnes estão disponíveis para jogar.
  4. O Real Madrid perdeu 2-4 frente ao Benfica.

José Mourinho, em antevisão ao encontro com os merengues, abordou a sua ligação próxima com o clube espanhol e com o seu presidente, Florentino Pérez. O técnico português sublinhou que, apesar da grandeza do Real Madrid, é possível recusar propostas do clube, referindo ainda a sua saída como a de um dos poucos treinadores a não ser despedido.

Mourinho partilhou pormenores da sua última interação com Florentino Pérez: “A última vez que falei com ele foi quando assinei pelo Benfica, mandou-me mensagem e disse: “José, estou contente por estares outra vez num grande clube”, revelou. O treinador acrescentou: “Quando jogámos em casa ele não veio, não tive a oportunidade de falar com ele, espero que esteja amanhã e se não estiver que esteja na próxima semana, em Madrid. Tenho uma grande amizade com ele e com a família, não há que esconder”. Esta relação próxima, segundo Mourinho, permite uma franqueza pouco comum no futebol de topo: “Pode-se dizer não ao Real Madrid e ao Florentino Pérez”.

O treinador fez questão de salientar a forma como deixou o clube da capital espanhola: “Devo ser dos poucos treinadores que saí do Real Madrid sem ser despedido. Quando sais pelo próprio pé não tens de dizer nada. Saí do Real Madrid com a alma limpa. Naquele momento era o melhor para mim, a família é o mais importante para mim. Mudar depois de três anos duros, intensos e quase violentos, saí no momento justo e ideal. Tudo o que o Real fez depois só me deu alegrias e não sinto que seja parte de nada, o mérito é de quem estava”, afirmou. Sobre o jogo no Estádio da Luz, Mourinho comentou: “Para o Real Madrid perder 4-2 sem ser eliminado faz do Estádio da Luz um estádio de felicidade, porque não foi eliminado. Ir ao play-off não é uma situação dramática, dramático seria perder agora. O Estádio da Luz será sempre para o Real Madrid um estádio de boas recordações”.

Acerca do seu contributo no Real Madrid, Mourinho mostrou-se satisfeito: “Dei tudo ao Real Madrid, tudo o que tinha, fiz coisas boas e coisas más. Mas dei tudo. Quando um profissional, seja jogador ou treinador, sai dum clube com este tipo de sensações, acho que existe uma conexão para sempre, já saí há 12 anos e tive sempre a sensação com os adeptos, todos sabem que dei tudo e que cometi erros. Têm estima de um modo geral, não quero alimentar histórias que não existem. A única coisa que existe é que tenho mais um ano de contrato com o Benfica, é um contrato especial porque foi feito em período eleitoral e quis proteger eticamente um novo presidente. Gostaria muito de eliminar o Real Madrid, gostaria muito que o Arbeloa ganhasse a Liga Espanhola e que ficasse no Real Madrid por muitos anos. É um treinador com muita capacidade”.

Dedic e Aursnes também foram temas abordados, com Mourinho a confirmar a sua disponibilidade para o jogo: “Posso confirmar a disponibilidade dos dois. Amanhã [hoje] há treino, há sempre espaço para imprevistos, mas em função dos dois últimos treinos estão os dois disponíveis para jogar”. Mais tarde, o técnico reiterou: “A minha ideia é que sim, que Dedic e Aursnes estão para jogar a titulares. E digo mais: ou jogam a titulares ou nem sequer vão para o banco”.

Mourinho falou ainda das suas expectativas para o adversário: “Espero um Real Madrid candidato número um a ganhar a Champions. Espero um adversário parecido com aquele pós-Lisboa, onde o treinador teve a capacidade de perceber algumas coisas, de modificar a sua equipa do ponto de vista estrutural, e de sair de uma situação difícil depois de uma derrota inesperada e pesada [2-4, frente ao Benfica, na fase de liga da Champions], para três vitórias consecutivas no campeonato”.

O treinador do Benfica abordou a diferença entre as duas equipas: “Não penso que seja preciso um milagre para o Benfica eliminar o Real Madrid. Penso que será preciso um Benfica a um nível máximo, nem digo alto, digo quase a roçar a perfeição, mas não um milagre. Conhecemos o Real Madrid, os jogadores do Real Madrid, a história, as ambições deles na competição, não vamos estar a comparar. A única coisa comparável é que o Real Madrid é um clube gigantesco e o Benfica também é um clube gigantesco. De resto, não há mais nada comparável. Mas o futebol tem este poder e nós podemos ganhar”.

Sobre a equipa atual do Benfica, Mourinho mostrou-se satisfeito com as opções: “Agora tenho um bom plantel, equilibrado, com opções, com miúdos a aparecer a crescer. Temos criado um estilo de jogo adaptado às características dos jogadores que tínhamos à disposição, mas agora temos outro tipo de gente; a velocidade de Rafa, Lukebakio, Barreiro pode passar a jogar também noutras posições, porque sem Enzo e Ríos não podia. Agora temos um grupo mais compacto, que nos permite ser mais imprevisíveis”.

Relativamente à sua passagem pelo Real Madrid, Mourinho afirmou: “Não mudaria nada. Nem posso, por isso não vou pensar nisso. Ficou o facto de ter dado tudo. Quando dás, mesmo que cometas erros, é uma satisfação, não lamentas nada”. E sobre a condição de Dedic, foi enfático: “Top. Esteve 15 dias a descansar e a preparar-se para este jogo, está top”.

César Peixoto: o "novo Mourinho" do futebol português?

  1. César Peixoto surge como uma forte promessa no futebol português.
  2. O Gil Vicente, sob o comando de Peixoto, é o 4º classificado em 2025/2026.
  3. O Gil Vicente venceu o Braga por 2-1 em casa.
  4. Faltam 12 jornadas para o Gil Vicente igualar a melhor classificação de sempre.