Mourinho antevê “jogo complicado” com Alverca e prioriza vitória no Estádio da Luz

  1. Mourinho prevê jogo defensivo do Alverca.
  2. Vitória é crucial antes do Clássico.
  3. Estádio da Luz garante boas condições.
  4. Mourinho prioriza vitórias sobre valorização.

Na antevisão do confronto contra o Alverca, José Mourinho expressou grande respeito pela organização da equipa adversária, orientada por Custódio. O técnico encarnado antecipa um jogo complicado, caracterizado por uma postura defensiva do Alverca no Estádio da Luz, este domingo.

Mourinho salientou a importância de garantir os três pontos para manter o entusiasmo para o Clássico. Em relação às condições de jogo, o técnico destacou a vantagem de jogar em casa, considerando o estado dos relvados.

Próximo Confronto: Alverca no Estádio da Luz

José Mourinho antecipa um difícil confronto com o Alverca, descrevendo a expectativa de um adversário que adotará uma postura defensiva. “Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz no campeonato, com a esperança de não perder, a jogar para não perder, muito organizado, bem treinado, a dificultar o jogo de uma equipa que quer ganhar”, afirmou Mourinho. O técnico realça a tranquilidade do Alverca, que não está sob a pressão da luta pela permanência, e a sua qualidade ofensiva, apesar de não criar muitas oportunidades.

A vitória é vista como crucial para o Benfica, especialmente antes do Clássico. “Depois do empate no último jogo, a vitória é o único resultado que nos interessa e nos pode deixar – entre aspas – entusiasmados com o jogo de segunda-feira [n.d.r. Clássico no Dragão]. Se não ganharmos o jogo de amanhã [domingo], o jogo de segunda-feira passa a ter um significado muito reduzido para nós”, sublinhou Mourinho, enfatizando a necessidade de somar os três pontos.

A Vantagem de Jogar em Casa: O Estado dos Relvados

Mourinho destacou a importância de jogar no Estádio da Luz, dadas as atuais condições dos relvados em Portugal. “Com as condições atuais, jogar em casa é muito bom, porque se algum estádio vai estar em condições mínimas para se jogar é o Estádio da Luz”, explicou. O treinador referiu-se à dificuldade de jogar em campos degradados, mesmo para os jovens das categorias de base.

O técnico lamentou a má condição dos relvados que impedem um futebol de passes curtos e contínuos: “Venho do jogo dos jovens [sub-17] contra o Sp. Braga e contra o FC Porto, os campos estão num estado muito difícil e os miúdos não conseguem fazer dois passes seguidos. Transportando isso para os homens, se eles amanhã [domingo] jogassem nestes campos, a situação seria igual”. A expectativa é que o Estádio da Luz ofereça as condições ideais. “O Estádio da Luz amanhã será um dos estádios, em princípio, em que se pode jogar”, concluiu Mourinho.

Franjo Ivanovic e o Tempo de Jogo

A situação de Franjo Ivanovic, que manifestou o desejo de ter mais tempo de jogo, foi um dos tópicos abordados. Mourinho explicou a sua filosofia de escolhas, focada primordialmente na vitória da equipa. “A minha primeira missão enquanto treinador do Benfica, o objetivo principal, até porque é o Benfica, até porque é a cultura do Benfica, é ganhar jogos”, afirmou.

O treinador frisou que nunca lhe foi imposto priorizar a valorização de ativos em detrimento dos resultados: “Nunca, nestes meses em que eu estou aqui, presidente, Conselho de Administração, diretor-geral ou diretor do Futebol, me disse para ter em atenção a valorização ou desvalorização de algum dos nossos ativos. O objetivo principal é sempre, e em qualquer circunstância, tentar ganhar o maior número de jogos possível. E quando faço as minhas escolhas é nisto que penso.”

Gestão de Homens e Ambições Individuais

Apesar da prioridade na vitória, Mourinho ressalvou que, como gestor de homens, também considera as ambições individuais dos jogadores. “Depois, obviamente que como treinador gestor, como treinador líder de homens, também penso nisso, também penso também na individualidade, também penso nas ambições dos jogadores, também penso que há um Mundial daqui por meia dúzia de meses”, revelou Mourinho.

O técnico garantiu que concilia o que é fundamental com o secundário, e que o “secundário também me interessa”. Sobre Ivanovic, Mourinho afirmou: “O Iva tem jogado pouco, mas tem estado sempre presente, nunca ficou fora de uma única convocatória. Utilizei-o quando achei que devia utilizar, quando foi um jogo em que eu senti que as características do adversário, a maneira como o adversário jogava — um adversário que eu conhecia muitíssimo bem como foi o caso do Nápoles — eram ideais para as suas características. E fui capaz de deixar de fora o Pavlidis.”

Perfis de Jogadores para Diferentes Jogos

Mourinho também abordou a importância de diferentes perfis de jogadores para distintos tipos de jogos. Ele mencionou Anísio Cabral como um exemplo de jogador ideal para confrontos no campeonato nacional, onde as equipas tendem a jogar mais recuadas. “Há outros jogos, principalmente nos jogos do campeonato nacional, em que as equipas jogam muito baixas, as equipas jogam muito fechadas, as equipas acumulam muita gente na frente da área e muitas vezes na área, há determinados perfis de jogador que fazem mais sentido”, explicou o treinador.

Ao finalizar, Mourinho descreveu as características de Anísio: “Por exemplo, o Anísio é um jogador que joga em espaços reduzidos, é um jogador que joga de costas para o adversário, é um jogador que serve de referência na área. Eu vou pelas características que me podem ajudar, no meu entender (algumas vezes posso estar errado), mas naquilo que nos possam ajudar a ganhar jogos.”